Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Brasil promove bioeconomia da Floresta Amazônica junto à indústria de cosméticos

O SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, lançou um projeto de promoção e desenvolvimento de empresas da Amazônia que contribuem, com o uso de métodos sustentáveis, para a cadeia de valor do setor de cosméticos. O objetivo é oferecer apoio na área de pesquisa e inovação, bem como oportunidades de acesso aos mercados nacional e internacional.

A Floresta Amazônica é o maior reservatório mundial de biodiversidade, (...)

A Floresta Amazônica é o maior reservatório mundial de biodiversidade, recursos naturais e tradições culturais, representando um potencial inigualável de identificação de novos princípios ativos para a indústria de cosméticos. Foto: Filipe Frazao - shutterstock.com

A Floresta Amazônica cobre um território de 4 milhões de km2. Considerada o "pulmão" do planeta, a Amazônia é também o maior reservatório mundial de biodiversidade, recursos naturais e tradições culturais, representando um potencial inigualável de identificação de novos princípios ativos para a indústria de cosméticos. É em torno desse vasto patrimônio que o Brasil deseja desenvolver uma sólida bioeconomia.

"Não queremos ser simplesmente uma fonte de matérias-primas, mas sim desenvolver parcerias e expertise para nos tornarmos um fornecedor de referência de produtos autênticos e de alta qualidade, derivados da biodiversidade brasileira", explica Maria Beatriz Martins Costa, diretora executiva do Planeta Orgânico, portal de promoção de iniciativas sustentáveis e parceiro do projeto.

Estruturar todo o setor

Denominado "Cosméticos de Base Florestal da Amazônia", o projeto do SEBRAE reúne representantes dos estados brasileiros que formam a região amazônica: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins. Como guardiões da biodiversidade, cada estado é responsável por coordenar a promoção e desenvolver a competitividade dos produtores independentes que fabricam ingredientes na região. "Por enquanto, o projeto envolve cerca de 60 microempresas, mas a estimativa é que isso represente apenas 2% do potencial. Ou seja, restam 98% de oportunidades a explorar para que o projeto cresça", revela Aécio Flávio Ferreira da Silva, Diretor Superintendente do SEBRAE Amazonas.

O projeto do SEBRAE reúne representantes dos estados brasileiros que formam (...)

O projeto do SEBRAE reúne representantes dos estados brasileiros que formam a região amazônica.

Com base em uma política coordenada e na criação de parcerias com instituições e universidades, o projeto objetiva acionar mecanismos que impulsionem o desempenho – como acesso ao conhecimento em matéria de tecnologia e inovação (o que inclui a validação de técnicas de extração), distribuição e análise de cadeias de produção, repartição de lucros, aspectos legais e abertura em direção aos mercados de cosméticos.

Por ocasião de uma visita à França, os representantes do SEBRAE dos estados brasileiros abrangidos pelo projeto se reuniram com representantes da Cosmetic Valley para analisar as bases de uma futura parceria.

Kristel Milet
(Tradução: Maria Marques)

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Cosmetics Inspiration & Creation
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Conquistando cada vez mais espaço nos últimos anos, o poder das pedras é novamente a tendência da vez, alimentada pela busca de vitalidade, bem-estar e plenitude. Essa busca vai muito além da noção de bem-estar físico ou psíquico. Sem dúvida, a tendência se intensificou por ter encontrado na sociedade hiperconectada um terreno fértil, onde (...)

+ informações

Seções