A Floresta Amazônica é o maior reservatório mundial de biodiversidade,...

A Floresta Amazônica é o maior reservatório mundial de biodiversidade, recursos naturais e tradições culturais, representando um potencial inigualável de identificação de novos princípios ativos para a indústria de cosméticos. Foto: Filipe Frazao - shutterstock.com

A Floresta Amazônica cobre um território de 4 milhões de km2. Considerada o "pulmão" do planeta, a Amazônia é também o maior reservatório mundial de biodiversidade, recursos naturais e tradições culturais, representando um potencial inigualável de identificação de novos princípios ativos para a indústria de cosméticos. É em torno desse vasto patrimônio que o Brasil deseja desenvolver uma sólida bioeconomia.

"Não queremos ser simplesmente uma fonte de matérias-primas, mas sim desenvolver parcerias e expertise para nos tornarmos um fornecedor de referência de produtos autênticos e de alta qualidade, derivados da biodiversidade brasileira", explica Maria Beatriz Martins Costa, diretora executiva do Planeta Orgânico, portal de promoção de iniciativas sustentáveis e parceiro do projeto.

Estruturar todo o setor

Denominado "Cosméticos de Base Florestal da Amazônia", o projeto do SEBRAE reúne representantes dos estados brasileiros que formam a região amazônica: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins. Como guardiões da biodiversidade, cada estado é responsável por coordenar a promoção e desenvolver a competitividade dos produtores independentes que fabricam ingredientes na região. "Por enquanto, o projeto envolve cerca de 60 microempresas, mas a estimativa é que isso represente apenas 2% do potencial. Ou seja, restam 98% de oportunidades a explorar para que o projeto cresça", revela Aécio Flávio Ferreira da Silva, Diretor Superintendente do SEBRAE Amazonas.

O projeto do SEBRAE reúne representantes dos estados brasileiros que formam...

O projeto do SEBRAE reúne representantes dos estados brasileiros que formam a região amazônica.

Com base em uma política coordenada e na criação de parcerias com instituições e universidades, o projeto objetiva acionar mecanismos que impulsionem o desempenho – como acesso ao conhecimento em matéria de tecnologia e inovação (o que inclui a validação de técnicas de extração), distribuição e análise de cadeias de produção, repartição de lucros, aspectos legais e abertura em direção aos mercados de cosméticos.

Por ocasião de uma visita à França, os representantes do SEBRAE dos estados brasileiros abrangidos pelo projeto se reuniram com representantes da Cosmetic Valley para analisar as bases de uma futura parceria.