A Amazônia brasileira possui a maior biodiversidade do planeta, no entanto, o potencial econômico da região voltado a produtos de higiene, cosméticos e perfumaria com base florestal ainda é pouco explorado, principalmente pelos pequenos negócios.

Para se ter uma dimensão do potencial econômico dessa biodiversidade, basta dizer que atualmente o uso industrial de matéria-prima da região para produtos desse segmento está concentrado em apenas 20 espécies vegetais, dentre as quais se destacam a castanha-da-Amazônia, andiroba, copaíba, cupuaçu, guaraná, buriti, açaí, entre outras de onde se extrai óleos e essências,” explica o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Descrição da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa) em Scientific American...

Descrição da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa) em Scientific American Supplement, No. 598, junho 18, 1887

O potencial da região desperta o interesse de empresas de outros países. Contudo, o pleno desenvolvimento dessa cadeia produtiva na região esbarra na baixa qualidade dos insumos extraídos da floresta e na ausência de laboratórios e equipamentos para agregar valor aos produtos.

Para mudar esse quadro, o Sebrae colocou em prática um projeto para estruturar o segmento industrial nos sete estados da região Norte (Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins).

Das 2.446 indústrias brasileiras atuando no mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, 95% são micro e pequenas empresas, e apenas 48 estão localizadas na região Norte, principal foco da atuação do Sebrae no projeto.

O potencial da Amazônia é enorme, imensurável, e o Sebrae tem um papel importante no desenvolvimento deste conhecimento”, afirma Luiz Barretto, o presidente do Sebrae.