Quais as vantagens do formato sólido?

Em razão de suas características ambientalmente seguras e do baixo consumo de água que requerem, os produtos sólidos têm registrado um crescimento considerável. As marcas de beleza e cosméticos têm a possibilidade de personalizar as barras de sabonetes, shampoos e condicionadores, a fim de oferecer soluções para diversos tipos de pele e cabelos. Ao mesmo tempo, ampliam sua oferta com produtos que, entre outras vantagens, não requerem embalagem de plástico e são fáceis de usar e de transportar.

Gozando de grande popularidade no Brasil, as barras sólidas hoje se abrem a novos horizontes de oportunidades, seja no mercado de produtos infantis ou de tratamentos para peles sensíveis, com fórmulas suaves e cremosas destinadas à limpeza e à nutrição dos cabelos, do rosto e do corpo.

Segundo o relatório Mintel Soap, Bath and Shower Launches 2021, 66% dos adultos brasileiros concordam com o princípio de que, para ser considerada sustentável, uma empresa precisa desenvolver embalagens ecológicas – por exemplo recicláveis ou biodegradáveis.

No Brasil, 37% dos adultos consideram que os ingredientes químicos são nocivos para a pele, o que se traduz num maior interesse por produtos naturais e ecológicos. Mas é bom frisar: segundo o relatório Mintel Body, Hand and Footcare Launches 2021, à medida que o mercado continuar a crescer e ganhar novos contornos, a transparência será, cada vez mais, um fator crucial da relação com o consumidor.

Syndopal – base syndet revolucionária

Desenvolvida pela Stephenson, a Syndopal 300-MB cria novas oportunidades na área de embalagens ecológicas e constitui uma resposta aos consumidores que buscam produtos sólidos mais suaves para o rosto e o corpo, baseados em soluções que sejam perfeitamente adaptadas a peles sensíveis e proporcionem higienização sem destruir a barreira natural de proteção da pele. A massa base é elaborada a partir de material sustentável e com certificação RSPO, e sua fórmula biodegradável utiliza pouca água, não contém sabão, tem pH neutro, apresenta alta capacidade de produzir espuma e não irrita a pele. A base Syndopal pode ser usada com segurança no contorno dos olhos e em produtos infantis, durando duas vezes mais que os produtos líquidos equivalentes.

Jamie Bentley, CEO da Stephenson, comentou: “Com a Syndopal, os fabricantes e as marcas de cosméticos trabalham com um leque maior de possibilidades de processamento, em comparação com outros syndets disponíveis no mercado. O material, processado da mesma maneira que qualquer base vegetal obtida por extrusão, é macio e não gera poeira. Os resultados em termos de produtividade são excelentes, refletindo-se em um aumento significativo do faturamento e dos lucros da empresa, bem como na diminuição dos custos. A Syndopal oferece uma porta de entrada aos fabricantes que, até então, não tinham como ingressar no setor de produção de barras syndet”.

Outra boa notícia para marcas e fabricantes é que a Syndopal oferece amplas possibilidades de personalização, podendo integrar aromas selecionados e ingredientes que respeitam o microbioma cutâneo, de forma a criar novos sabonetes e shampoos sólidos que conquistarão os consumidores brasileiros.

Condicionador sólido estimula demanda por shampoos sólidos

A Stephenson lançou sua primeira base sólida para condicionadores, completando assim sua ampla gama de produtos Melt and Pour. Formulado com menos água, o produto final pode ser comercializado com embalagens ecológicas. Sua fórmula sustentável contém, entre outros ingredientes ativos: cloreto de behentrimônio, um tensoativo catiônico que deixa os cabelos mais fáceis de pentear; ingredientes naturais com ação hidratante, como manteiga de karité e óleo de coco; e olivato de etilhexil hidrogenado, emoliente natural presente na base. Ela convém a todos os tipos de cabelos e pode integrar uma seleção de fragrâncias, óleos e outros aditivos cosméticos.

A linha de bases glicerinadas Melt and Pour da Stephenson foi ampliada e hoje oferece mais de 30 produtos, por exemplo à base de leite de burra ou enriquecido com cânhamo. Todos os produtos sólidos Melt and Pour da Stephenson são elaborados sem parabenos, sem conservante e sem PEG.

Resumindo...

Nesse período de pandemia global, os consumidores têm exigido soluções que contenham ingredientes naturais e seguros, mas que também contribuam para a preservação do meio ambiente. Com tantas inovações no segmento de produtos sólidos, as marcas hoje dispõem de um amplo leque de possibilidades para atender às necessidades dos consumidores que buscam soluções ecológicas, impulsionando assim o crescimento de suas empresas.

Para obter mais informações sobre produtos em barra para o setor de beleza, acesse nosso guia de tendências: https://info.stephensonpersonalcare.com/solid-format-revolution-2021-guide