Consumidores brasileiros também ficam bem acima da média global em interações com anúncios no Instagram (69%) e no YouTube (51%), enquanto 81% comprariam produtos após um review positivo, aponta relatório da Rakuten Advertising em parceria com a RetailX Consumer Observatory.

Marcas de diversos segmentos estão cada vez mais presentes na rotina dos internautas brasileiros não apenas por meio de anúncios tradicionais, mas também dentro dos conteúdos e canais específicos que esses públicos gostam de consumir. De acordo com um novo estudo da Rakuten Advertising e da RetailX Consumer Observatory [1], esse perfil de publicidade mais direcionado e personalizado faz com que 37% dos consumidores do país façam compras imediatamente motivadas por anúncios online - bem acima da média mundial (14%) e, por exemplo, dos EUA e da Alemanha (ambos com 12%).

Os brasileiros também são os que mais interagem com anúncios online em plataformas específicas. Destaque para Instagram (69%) e YouTube (51%), em que o Brasil lidera essas estatísticas com folga. Nos EUA, os consumidores mostram níveis de interação bem inferiores: 42% no Instagram e 38 % no YouTube. Já a média global nesses dois canais é de 44% e 37%, respectivamente.

Alto potencial de conversão no Brasil

O público brasileiro tem um potencial de engajamento e conversão excepcional – e o marketing de afiliados é um poderoso aliado dos players do e-commerce que almejam destaque em meio a tantas ofertas especiais”, diz Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil.

Sobre a frequência de compra online, a pesquisa aponta que 42% dos brasileiros adquirem produtos no e-commerce mais de uma vez por mês, enquanto 24% mantêm uma frequência de mais de uma vez por semana.

Quanto aos motivos que levam os brasileiros a comprarem via internet, 37% disseram que são é motivados por escolha própria, enquanto 81% se dizem estimulados pelo preço, 40% por conveniência, 43% pelas opções de frete e 21% pelos reviews.

Entre as categorias mais procuradas no e-commerce, o top 3 dentre as que geram maior volume de conversão em vendas entre os brasileiros são cosméticos (64%), flores e presentes (59%), e bebidas (56%).

Só este ano, as conversões em vendas geradas por anúncios em afiliados no Brasil cresceram 45% de janeiro a junho de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. Isso reforça a estratégia como uma fonte resiliente para gerar resultados em tempos de incerteza econômica”, afirma Tanisho.