De tempos em tempos, um ativo cosmético parece dominar as prateleiras de produtos de beleza. Um dos casos mais recentes no Brasil é o ácido hialurônico. “Trata-se de uma macromolécula naturalmente presente em nosso organismo e que desempenha funções diversas, como a lubrificação e a manutenção da estrutura dos tecidos. É também um dos principais componentes da pele humana, sendo fundamental para a sua sustentação, hidratação e elasticidade”, afirma o dermatologista Franklin Oliveira.

Não à toa, o ingrediente passou a se destacar no segmento de skincare, especialmente em cremes e séruns indicados para hidratação e prevenção de sinais de envelhecimento da pele. “O ácido hialurônico tem a capacidade de atrair as moléculas de água, criando um efeito preenchedor que melhora a textura da pele, assim como o aspecto das rugas e vincos”, explica o médico especialista em estética.

Recém-chegada ao Brasil, a marca japonesa de cuidados com a pele Hada Labo trouxe para o país apenas produtos formulados com ácido hialurônico. “Somos pioneiros em utilizar a substância em cosméticos”, diz Monica Kolanian, gerente de desenvolvimento de negócios da empresa. “Temos no portfólio itens com três, quatro e até cinco tipos diferentes de nanopartículas de ácido hialurônico. Isso faz com o que a substância penetre melhor na pele e mantenha a sua umidade, promovendo uma hidratação intensa, que ajuda a prevenir rugas prematuras e a minimizar linhas de expressão”, acrescenta.

Pensando nesses e outros benefícios prometidos pelo ingrediente, a HND, braço de bem-estar do Grupo Hinode, lançou há poucos meses uma versão em pó, pronta para diluir e beber. “O Hyaluronic Derm HND age de dentro para fora e é o único ácido hialurônico para ingestão aprovado pela ANVISA”, afirma Alessandro Rodrigues, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da marca.

Além de auxiliar na sustentação, preenchimento e hidratação da pele, o produto também contribui para a saúde das articulações, é eficaz na cicatrização de feridas e ajuda a aliviar os sintomas relacionados a olhos secos e irritação ocular”, cita o executivo.

Outra categoria em que o ativo vem crescendo é haircare. Basta uma olhada nas perfumarias e drogarias no país para encontrar xampus, condicionadores, máscaras e finalizadores que levam o ingrediente em suas composições. “Em tratamentos capilares estão surgindo resultados promissores com o ácido hialurônico”, afirma Oliveira.

A Haskell Cosméticos foi uma das empresou que apostou no ativo hidratante, lançando a linha Encorpa Cabelo, indicada para o tratamento de fios finos e ralos. “Poucos sabem que essa substância também é capaz de trazer resultados incríveis para os cabelos”, diz a coordenadora de marketing Mayara Araújo.

Segundo ela, entre as demandas dos consumidores da marca estava um produto que encorpasse e trouxesse de volta a densidade dos fios, que é perdida naturalmente com o tempo e com a exposição a processos químicos, chapinhas e secadores. “O ácido hialurônico conciliava exatamente com o que eles pediam”.

Araújo explica que o ingrediente age nos fios preenchendo os espaços que ficam entre uma célula e outra. “Ao fazer isso, ele aumenta o volume e densidade dos fios, os deixando mais grossos, encorpados e resistentes, eliminando ainda o aspecto ressecado e quebradiço e garantindo mais balanço aos cabelos”, finaliza.