A rotina diária de cuidados com a pele de uma mulher coreana pode facilmente ultrapassar dez passos. Investir tanto tempo e dinheiro nesse ritual de beleza, almejando padrões muitas vezes inatingíveis, fez com que uma nova geração de mulheres coreanas iniciasse o movimento de skipcare, propondo a eliminação de algumas etapas do tradicional K-beauty e ldispensando o uso de produtos que não são necessários para se ter uma pele saudável.

O conceito de skipcare é baseado em um estilo de vida minimalista. Tendo em vista que a rotina moderna exige uma otimização do tempo, esse movimento prevê menos passos, com máxima eficiência”, afirma Jessiĺca Park, gerente de desenvolvimento de produtos da Kiss New York.

A empresa lançou recentemente a linha Hidra Young, com seis produtos multibenefícios inspirados no skipcare. Eles são produzidos na Coreia do Sul, mas especialmente para o público brasileiro. “Na Coreia do Sul, o processo de cuidar da pele acontece desde muito cedo. Já o consumidor brasileiro não tinha o hábito do skincare até há pouco tempo. É uma questão cultural e a rotina coreana de dez passos não faz sentido em nossa realidade. A partir dessa percepção, trouxemos essa nova linha, porque todos querem uma pele saudável e bonita, mas dentro de uma rotina mais simples”, ela acrescenta.

A Età Cosmetics chegou ao mercado no ano passado já defendendo o movimento skipcare. “Nossa proposta sempre foi descomplicar o skincare, com menos etapas e menos produtos na rotina, mas garantindo que eles sejam muito eficazes e multifuncionais”, diz o fundador e CEO William Mello.

Seus três produtos para o cuidado com a pele lançados até o momento podem ser comprados individualmente ou na forma de um kit para o tratamento global da pele, atuando no controle da oleosidade, prevenção e combate aos sinais da idade e melhora das bolsas e linhas finas na região dos olhos. “O skipcare simplifica, mas não exclui o que é primordial para a saúde e beleza da pele. Por isso teremos lançamentos futuros para higienização e para a aproteção solar”, revela Mello.

Outra empresa que já nasceu com a visão de um skincare simplificado é a B.list. O portfólio inicial traz três barras de limpeza com multibenefícios, que além de higienizar também cuidam da pele. “Formulamos nossas barras com ativos de alta performance (como ácido glicólico, prebióticos e probióticos e ômegas 3 e 6), conseguindo incluir o tratamento da pele no primeiro passo dos cuidados, que é a limpeza. Assim, o uso desses produtos na rotina diária pode substituir alguns passos do skincare”, afirma a sócia-fundadora Maria Fernanda Braga.

Para a empresária, o excesso de produtos já se provou ineficiente e muitas vezes até prejudicial e agressivo à pele. “Percebemos que o mercado, de maneira geral, propõe muita complexidade no que pode ser simples e eficaz para manter uma pele saudável”, ela diz. “Não pensamos em ser especificamente um contraponto à rotina adotada na Coreia, que aliás produz cosméticos excelentes. Mas queremos ser uma nova forma de pensar a beleza, de acordo com as reais necessidades de cuidados com a pele, compreendendo o ambiente e contexto em que vivemos. Propomos um consumo de beleza mais consciente, sem desperdícios, e neste caso pensamos de maneira global: tempo, investimento, embalagem, ingredientes, toda a cadeia e seus impactos”, acrescenta Braga.