A Origin Materials, empresa americana especializada na fabricação de materiais com emissões negativas ou neutras de carbono, e a LVMH Beauty, divisão de perfumes e cosméticos da líder mundial em artigos de luxo, firmaram uma parceria estratégica para desenvolver embalagens neutras em carbono para perfumes e produtos de beleza.

Um PET com emissões negativas de carbono

Por meio dessa operação, a LVMH Beauty busca obter PET (polietileno tereftalato ou politereftalato de etileno) sustentável para suas embalagens de perfumes e cosméticos. Para garantir seus suprimentos, o grupo francês assinou um contrato de reserva de capacidade de vários anos com a Origin Materials.

Na LVMH, tomamos a decisão de que nossas embalagens conterão zero plástico proveniente de recursos fósseis virgens num futuro próximo. As tecnologias bioplásticas da Origin desempenham um papel crucial em nos ajudar a atingir nossas objetivos de sustentabilidade sem qualquer compromisso de qualidade”, disse Claude Martinez, presidente executivo e diretor executivo da LVMH Beauty.

Recursos renováveis

A Origin Materials desenvolveu uma tecnologia para transformar o carbono presente na biomassa em materiais geralmente derivados de recursos fósseis. “O PET produzido com a ajuda da tecnologia da Origin Materials é funcionalmente idêntico ao PET à base de petróleo, mas com uma pegada de carbono significativamente mais baixa porque é feito a partir de resíduos de madeira que capturam carbono”, explicou a empresa.

Além disso, o PET da Origin Materials é tão reciclável quanto o PET à base de fósseis dentro da infraestrutura existente, criando uma economia circular

Nossa missão de permitir a transição mais rápida possível para materiais sustentáveis está em perfeita harmonia com os ambiciosos objetivos ambientais da LVMH. Estamos ansiosos para ajudar a LVMH a reduzir sua pegada de carbono e cumprir suas objetivos de sustentabilidade, enquanto continuar a oferecer experiências de produtos de alta qualidade a seus clientes”, disse Rich Riley, co-CEO da Origin Materials.

No início deste ano, a Origin Materials anunciou a construção de sua primeira fábrica de PET em escala real em Geismar, Louisiana. A planta deve processar cerca de 1 milhão de toneladas de resíduos secos de madeira a cada ano em produtos para diversos mercados. A usina deve estar operacional em meados de 2025.