Poucos lançamentos da indústria brasileira de cosméticos causaram tanto frisson recentemente quanto a linha Cuide-se Bem Bubbaloo, da marca O Boticário. Inspirada no chiclete famoso nos anos 1980 e 1990, a linha em edição limitada se esgotou em questão de dias.

Cuide-se Bem é a marca de cuidados pessoais do Boticário voltada a um público de jovens adultos. Acreditávamos muito que a marca Bubbaloo e sua fragrância icônica de tutti-frutti iriam ativar a memória afetiva dos consumidores. Desenvolvemos a linha pensando em consumidores de 20 a 30 anos, mas, de fato, extrapolamos esse público. Isso nos diz que nostalgia está com tudo”, afirma Vanessa Machado, diretora da categoria corpo e banho do Grupo Boticário.

A executiva tem razão. Essa nova onda de nostalgia, que vinha se manifestando nos segmentos de moda e entretenimento, também chegou aos cosméticos, ganhando ainda mais força com o início da pandemia. “Essa tendência já estava acontecendo, mas a Covid-19 foi propulsora para que se tornasse mais forte”, diz Luiza Loyola, gerente de contas na WGSN, empresa líder em tendências de comportamento e consumo.

Ela resume esse movimento de escapismo em três fatores principais. “O primeiro é o excesso de informações na era digital. Para combatê-lo, buscamos o conforto dos tempos em que a tecnologia não era tão desenvolvida. O segundo é a velocidade com que as coisas são lançadas hoje em dia. Tudo fica obsoleto rapidamente e sentimos saudade do antigo. Outro fator importante é a insegurança econômica desses últimos anos, que nos faz ansiar por momentos mais fáceis e com menos preocupação”, explica Loyola.

Depois de produzir uma coleção limitada de fragrâncias em homenagem ao vídeo game Pac-man, a Água de Cheiro lançou no ano passado a linha #Self[ie] Ursinhos Carinhosos. “A Água de Cheiro teve reconhecimento nacional na década de 1980, quando implementou o conceito de franquia de beleza no Brasil. A ideia foi associar personagens que fizeram muito sucesso naquela época, atraindo quem foi criança e jovem entre esses anos, além do público nerd/geek, que não tem tanta representatividade no setor de perfumaria e beleza”, afirma o diretor da empresa Olindo Caverzan Junior.

A Cia. da Natureza também recorreu a um personagem clássico para apresentar um novo produto em 2021. Proposto para meninas a partir dos 13 anos, o Sabonete Íntimo Hello Kitty não deve se restringir a apenas essa faixa etária. “A Hello Kitty está há 46 anos no mercado. A paixão pela personagem passa de geração em geração e observamos que o produto provoca um resgate sentimental em mães, que desejam compartilhar seus gostos e memórias com as filhas”, diz a gerente de marketing Tatiana de Carvalho.

Outra empresa que voltou ao passado foi a Inoar Cosméticos. Ao adquirir a tradicional marca Banho a Banho, decidiu trazer de volta as embalagens e fragrâncias originais da linha. “O maior valor de uma marca está em sua memória. O que queremos com este trabalho de resgate é provocar uma lembrança involuntária no momento de bem-estar e autocuidado, desencadeando lembranças positivas, de aconchego, da casa de nossas infâncias”, declara Inocência Manoel, sócia-fundadora da Inoar.

Além de força, a onda nostálgica também ganhou velocidade. “Antes, o ciclo de nostalgia era de 40 anos. Hoje, já estão retomando a moda de 2000”, diz Loyola.

É o caso da Haskell, que acaba de lançar a coleção de esmaltes Disk anos 2000, batizados com expressões como ‘Oi, quer tc? ;)’ e ‘Tô na Lan House!’. “A estética Y2K (Year 2000) começou a se destacar entre a geração Y e Z, inspirada pelo crescimento do Tik Tok juntamente a influencers que ditam tendências atualmente. Os anos 2000 voltaram com tudo e não poderíamos ficar de fora da chance de reviver esse momento icônico”, conta a gerente de marketing Mayara Araújo.