Que a hidratação é um passo importante no cuidado da pele, o consumidor no Brasil sabe bem. Mas nem todos entendem que o hidratante utilizado no corpo não funciona da mesma forma que em áreas mais ressecadas, como pés, mãos e cotovelos. Por isso, a indústria de cosméticos vem investido em soluções apropriadas de hidratação para essas áreas específicas.
“Cada parte do nosso corpo possui diferentes características e particularidades, sendo assim, requer cuidados adequados e específicos”, afirma Regiane Bueno, vice-presidente de marketing da Coty Brasil. O grupo acaba de lançar a linha Monange Áreas Específicas, com cremes desenvolvidos com óleos de abacate e macadâmia e vitamina E.
Necessidade de hidratação mais intensa
“As ‘áreas específicas’ mencionadas na nova linha são regiões mais ressecadas, como pés, cotovelos, joelhos e outras partes que podem variar de pessoa para pessoa. Essas áreas geralmente não têm pelos, que protegem e evitam danos na pele, e nem glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de óleo e gorduras que ajudam a impermeabilizar a pele de maneira a manter a hidratação. Normalmente, também são mais espessas que as demais regiões do corpo, o que aumenta a necessidade de uma hidratação extra e apropriada para suas particularidades”, diz Bueno.
A ISDIN também tem em seu portfólio no Brasil um creme de hidratação intensiva para áreas ásperas e com ressecamento intenso. O Ureadin Ultra K é formulado com 10% de Ureia ISDIN®, ativo patenteado que tem como base a ureia, um poderoso agente hidratante, capaz de atrair e reter a água nas camadas superficiais da pele. Na composição também estão pró-vitamina B5, que acelera o processo de regeneração da pele, e ácido salicílico, que ajuda a esfoliar a pele em zonas mais grossas e rugosas, como os joelhos e cotovelos.
“Hidratantes corporais também atendem a essas áreas, porém os produtos para regiões específicas, como os pés, por exemplo, possuem ativos que ajudam na redução de calosidades, ressecamento e aspereza dessa área, que é mais espessa que o restante do corpo. Outro ponto é a importância da textura do produto. O Ureadin Podos possui uma textura gel-oil com ótima espalhabilidade, porém evita que os pés fiquem escorregadiços no momento de colocar um calçado”, afirma João Paulo Ribeiro, gerente de marketing de produtos da ISDIN. A marca também tem um hidratante voltado às mãos.
Produtos também auxiliam no fortalecimento da barreira cutânea
Desenvolvida por dermatologistas, a CeraVe começou a se destacar no mercado por criar produtos focados na restauração da barreira cutânea, todos contendo três ceramidas essenciais bioidênticas às da pele e com texturas diferenciadas para diferentes áreas do corpo, como pés e mãos.
“O Creme Reparador para Mãos da CeraVe ajuda a fortalecer a barreira cutânea da pele das mãos, tornando-a mais resistente a fatores externos, como produtos químicos, detergentes e superfícies ásperas. Além disso, o produto forma uma camada protetora na superfície da pele, que ajuda a evitar a perda excessiva de água e a proteger a pele contra a desidratação causada pelas agressões do dia a dia”, explica o gerente de marca Felipe Boccolini.
Ele ressalta que os brasileiros valorizam produtos multifuncionais e uma rotina de cuidados simplificada. “No entanto, acreditamos que produtos específicos para áreas do corpo têm o seu espaço e importância. Embora alguns consumidores possam preferir produtos multifuncionais, muitos também procuram produtos direcionados para suas preocupações específicas, como o cuidado com pés rachados ou mãos ressecadas. A estratégia é oferecer um portfólio abrangente, permitindo que eles escolham os produtos que melhor se adequem às suas necessidades individuais”, afirma.