Dados de mercado apontam que o Brasil é o quarto maior mercado mundial de beleza e cuidados pessoais [2], sendo o terceiro quando se trata de produtos capilares [3]. A importância do mercado brasileiro de cuidados com os cabelos está diretamente relacionada com sua diversidade étnica, assim como o reencontro com suas raízes tanto em termos de envolvimento como em comportamento social [4]. As mulheres brasileiras apresentam diversos tipos capilares, cuidando-os de forma ostensiva e estando sempre dispostas a mudar e aprimorar. Estas consumidoras orgulham-se de seus cabelos, expressando autoconfiança, força e sempre reforçando sua personalidade.

O Brasil também apresenta grande diversidade de ambientes naturais, os quais trazem como característica principal alta taxa de exposição solar. Suas principais cidades situam-se em zonas metropolitanas ou próximas de grandes extensões rurais, sendo ambas, fontes de crescente poluição tanto em ambientes fechados como abertos. Assim, considerando que as brasileiras são as mulheres que mais investem em tratamentos capilares no mundo, e que tem nos fatores ambientais locais alto potencial de agressão à seus cabelos, existe uma enorme demanda local para a criação e apresentação soluções inovadoras em cuidados capilares a fim de protegê-la contra todos estes fatores estressantes e das consequências de tal exposição.

Durante a última década, o estudo do Exposoma surgiu como uma nova referência investigativa em epidemiologia, biomédica e ciências da saúde ambiental. Na área cosmética, há um conjunto crescente de literaturas que se propõe a compreender a exposição da pele humana à fatores ambientais diversos e a sua contribuição para o processo de envelhecimento [5]. No entanto, os efeitos deste mesmo Exposoma sobre nossos cabelos não têm recebido a mesma atenção. Contudo, este também é diretamente afetado por tais fatores, causando envelhecimento prematuro, ressecamento, queda de capilar, fios quebradiços, e cabelos grisalhos [6]. Tal deterioração à saúde capilar, ao longo do tempo afeta significativamente a autoconfiança individual [7], sendo a qualidade de vida e o bem-estar emocional também afetados.

Desta forma, a Greentech através da Mapric, acaba de trazer ao mercado brasileiro três soluções inovadoras de cuidados capilares naturais, a fim de reduzir o impacto do Exposoma sobre os cabelos e, subsequentemente, sobre o bem-estar emocional.

HAIRILINE® é um ingrediente ativo natural aprovado pela COSMOS, composto por sesquiterpenos (linderano e linderalactona) e polifenóis derivados das raízes de Lindera strychnifolia, uma planta empregada na medicina tradicional chinesa. Utilizando uma abordagem sistémica, apoiada por estudo um metagenómico inovador, HAIRILINE® reequilibra a bacteriobiota e a micobiota do couro, de modo à restaurar uma comunicação saudável entre esta microbiota e couro cabeludo, bem como modula as principais vias celulares, com foco na redução da queda capilar. HAIRILINE® também supera o Minoxidil (benchmark) na estimulação da proliferação celular da papila dérmica. Clinicamente, o número de cabelos aumenta significativa e visivelmente após 84 dias de tratamento com este ativo à 1%. O International Journal of Cosmetic Science acaba de publicar um artigo científico que detalha a abordagem sistémica seguida pelos investigadores da Greentech para desenvolver a HAIRILINE® [8].

O envelhecimento capilar pode resultar em perda de autoestima, aumento da ansiedade e outras questões emocionais [9]. Aproximadamente 23% dos indivíduos com mais de 50 anos têm pelo menos 50% de fios grisalhos [10]. Dentre as causas mais comuns estão o stress psicoemocional, nutrição, fatores, genéticos e patologias, assim como agentes tópicos e fatores ambientais, em outras palavras, Exposoma. ARCOLYS® é um ingrediente ativo aprovado pela COSMOS, composto por Picroside II e terponóides (derivados da Picrorhiza scrophulariiflora), o qual visa os mecanismos implícitos ao envelhecimento capilar, restaurando a cor natural do fio e diminuindo visivelmente a densidade de cabelos brancos, em 16% após 2-5 meses. ARCOLYS® também oferece uma abordagem holística, aumentando significativamente a autoestima em 8% (de acordo com a Escala de Autoestima de Rosenberg) [11] e reduzindo o mal humor em 22% (de acordo com a Brief Mood Introspection Scale) [12], enfatizando assim a ligação entre a saúde do cabelo e a autorrepresentação do indivíduo.

Estudos de mercado apontam que no Brasil, o segmento de coloração tem impulsionado a economia com aproximadamente 4,62 mil milhões de dólares em 2018 [13], tendo os consumidores preferência pelas tinturas capilares, sempre buscando novidades e novos benefícios. Neste contexto, para proteger totalmente a força e o brilho capilar, tal como preservar a cor do cabelo contra o Exposoma, a Greentech desenvolveu ZORYALYS®, um ingrediente ativo natural oleoso e aprovado pela COSMOS, concebido por uma abordagem biomimética, pois combina as poderosas moléculas antioxidantes e fotoprotectoras derivadas do Gengibre e da Magnólia [14] [15], com ácidos graxos de cadeia longa do Pracaxi, proveniente do Brasil. ZORYALYS® protege as proteínas e a estrutura capilar contra o stress oxidativo diário induzido por raios UV e pela poluição, desde a superfície capilar até coração da fibra, onde foi comprovada provada a sua penetração. Clinicamente testado a 1%, ZORYALYS® mantém a força dos cabelos e melhora seu brilho. Assim como, limita a degradação de coloração provocada pelo sol, conservando a beleza capilar.

Ademais, como especialista na busca e na valorização da biodiversidade brasileira graças a fortes parcerias com comunidades locais e academia, a Mapric oferece uma vasta gama de extratos naturais, óleos e manteigas em conformidade com CGEN, provenientes de plantas brasileiras e de diversos outros biomas. Muitas delas, apresentando propriedades benéficas para os cabelos, e sua proteção contra danos relacionados ao Exposoma. Como exemplo temos o LIPACTIVE BABAÇU, uma manteiga obtida a partir de sementes da brasileira Orbignya oleifera. Após uma única aplicação de 3% em xampu, o LIPACTIVE BABAÇU amacia as fibras capilares e facilita seu penteado. Vindo da floresta tropical amazónica, a manteiga de Murumuru (Astrocaryum Murumuru) e o óleo do fruto do Buriti (Mauritia flexuosa) rico em carotenóides são também ingredientes de alta relevância para o cuidado capilar, pois nutrem suas fibras, oferecendo um verdadeiro efeito condicionador. Todos estes ingredientes também fornecendo antioxidantes naturais valiosos na proteção do cabelo contra o stress oxidativo induzido pelo Exposoma.

Para inspirar o desenvolvimento de produtos inovadores de cuidados capilares, Greentech criou diferentes formulações inovadoras, tais como EQUINOX, uma fórmula em spray com ZORYALYS® e LIPACTIVE INCA INCHI® WO ORGÂNICO, a qual suaviza a superfície capilar e proteger profundamente a estrutura da fibra contra o stress provocado pelos ráios UV e a poluição diária. O LIPACTIVE INCA INCHI® WO ORGÂNICO é um óleo de origem orgânica e vegana, rico em ómega 3, extravirgem e obtido através de suave prensagem a frio das sementes do Inca Inchi (Plukenetia volubilis), provenientes da floresta amazónica peruana (produzido sob os princípios de Desenvolvimento Sustentável e Comércio Justo – o programa Omega no Peru, do qual a Greentech é membro fundador). O óleo Inca Inchi é uma das mais ricas fontes vegetais de ómega 3, com 94% de ácidos gordos poli-insaturados e mais de 50% de ómega 3. Clinicamente testado a 2%, o LIPACTIVE INCA INCHI® WO ORGÂNICO restaura e alisa a fibra capilar e as bainhas de sua cutícula, resultando em um cabelo é mais suave e macio, com mais volume, sedosidade e brilho.