O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio brasileiro e, pensando nisso, a TRIWI consultoria especializada em marketing digital realizou uma pesquisa inédita sobre a intenção de compra dos consumidores para esta ocasião especial.

A pesquisa realizada entre os dias 30 de março a 30 de abril, com cerca de 7.659 entrevistados, revela que o ticket médio é de R$210,00 reais, cerca de 14% maior que comparado a 2022, onde a média ficou em R $179,00.

Dentre as categorias de produtos mais buscadas o ranking seguiu a ordem seguinte: roupas e calçados (35%), beleza (21%), celulares e acessórios (18%), eletrodomésticos (17%), decoração (7%) e itens de supermercado (2%).

Em relação ao meio de pagamento, quase metade dos entrevistados consideram pagar no crédito parcelado (48%), seguido por crédito com apenas uma parcela (34%), na sequência débito à vista/PIX (12%) e dinheiro à vista (6%)

Ao serem questionados sobre os meios de buscas de produtos, o resultado mostra 76% em buscas no Google, e 24% com intenção de busca diretamente na loja física. No mesmo cenário 79% dos entrevistados farão a compra online, conta 21% na loja física.

"O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo, pois além de celebrar uma figura tão importante na vida de muitas pessoas, é também uma oportunidade para as empresas impulsionarem suas vendas e conquistarem novos clientes através de promoções e campanhas criativas", destaca Ricardo Martins, CEO da TRIWI.

Ricardo acrescenta que a intenção de compra para o Dia das Mães este ano parece ser extremamente forte, com muitas pessoas procurando maneiras de mostrar o quanto suas mães são especiais. Os dados mostram que os consumidores estão planejando gastar mais em presentes este ano do que no ano passado, com a expectativa de presentear suas mães com presentes significativos e personalizados.

"As empresas que oferecem opções de compra online e opções de entrega seguras e confiáveis provavelmente terão um desempenho forte neste período de vendas. No geral, o Dia das Mães é uma oportunidade para as empresas que oferecem presentes únicos e exclusivos para celebrar as mães em todo o mundo, além de impulsionar a venda, a data pode ser um ótimo motor para fidelizar clientes e aumentar a receita de todo o varejo", conclui.