Para trazer mais conhecimentos à indústria, o Foresee Lab na Lubrizol Life Science – Beauty preconizou uma tendência futura e, em seguida, utilizou a inteligência artificial para analisar conversas públicas relacionadas com a maquilhagem. A plataforma Foresee Lab oferece conteúdo inovador ligando tendências, perceções dos clientes e ciência para ajudar os clientes a moldar o futuro da beleza.

O processo começou por perguntar o que se seguiria à atual tendência de maquilhagem híbrida. Em 2020, fontes como a WGSN e a Mintel divulgaram que, na Europa, 40% dos novos produtos de maquilhagem incluíam hidratação. Nos E.U.A., 42% das consumidoras desejavam que os seus produtos de maquilhagem também beneficiassem a pele. Na Coreia do Sul, a maquilhagem está a evoluir para produtos que beneficiam a pele.

Recorrendo a diferentes técnicas, o Foresee Lab preconizou um futuro onde a maquilhagem oferece propriedades estéticas e de reparação da pele com resultados de alto desempenho.

Como a maquilhagem é uma das categorias mais dinâmicas nas redes sociais, entre maio de 2019 e maio de 2020, o Foresee LabTM utilizou a tecnologia de inteligência artificial para extrair as conversas sobre beleza mais relevantes nos E.U.A. Analisaram 20 milhões de fontes de toda a Internet, incluindo plataformas sociais, fóruns e avaliações, para conversas sobre beleza relacionadas com o rosto, olhos, lábios e unhas.

Os dados foram analisados de diversas formas, incluindo pelos principais termos de pesquisa e hashtags. Por exemplo, os principais hashtags nas conversas sociais sobre maquilhagem incluíram #makeupartist, #fashion, #makeuptutorial e #makeupaddict. Mas, nas conversas sobre maquilhagem nas redes sociais, quando os consumidores usaram frases como “Adoro” ou “Gosto”, os principais hashtags de beleza foram #skincare, #skincareroutine, #healthyskin, e #skincaretips. Isto pode assinalar a forte tendência de ligar a maquilhagem e os cuidados com a pele, reforçando a potencial tendência.

Em 2021, a pesquisa de inteligência artificial revelou alguns resultados relevantes através da análise dos dados por volume de publicações nas redes sociais:

- “Glowy” é o acabamento n.º 1 para produtos complementares de maquilhagem facial, como blushes ou sprays fixadores.
- Os produtos mais mencionados para os olhos são a sombra e o delineador.
- Para a sombra, um acabamento brilhante foi o efeito mais mencionado.
- A maior parte das menções ao gel de sobrancelhas dizia respeito aos benefícios de impermeabilização e de volumização.
- A maquilhagem dos lábios foi o produto de maquilhagem mais mencionada em março e maio de 2021.

A pesquisa descobriu que as conversas se focavam em quatro tendências:

Uma busca pelo “Cálice Sagrado”: Os consumidores querem a melhor textura, acabamento e aplicação nos seus produtos de uso diário. Querem poder comprar os seus produtos preferidos repetidamente, sem o risco de ficarem insatisfeitos. Sacrificam um atributo para satisfazer outra necessidade, comprando constantemente novas marcas e produtos até estarem satisfeitos. Inscrevem-se para receber caixas de beleza ou compram tamanhos de viagem como amostra antes de comprarem produtos de tamanho normal.

Mostrar o seu melhor ao longo do dia: Os consumidores querem que a maquilhagem se mantenha no lugar e não se transfira para outras áreas dos seus rostos ou para outras superfícies, como a roupa ou uma máscara facial. Querem sentir-se confiantes na sua aparência sem temer que algo esteja fora do lugar. Usarão outros produtos para impedir a propagação acidental da maquilhagem, como pó na parte de baixo do olho, corretor na pálpebra para colocar antes da sombra e spray fixador.

Primeiro, pele saudável: Quando os consumidores aplicam cosméticos faciais, querem pele saudável, limpa, uniforme e hidratada como base para a sua aplicação. Isto destina-se a que possam aplicar maquilhagem de modo uniforme e fácil e, simultaneamente, melhorar a saúde a longo prazo da sua pele. Adotam uma extensa rotina de cuidados de pele e usam mais produto para cobrir imperfeições quando essas opções não estão disponíveis.

Transforme passos complexos numa experiência simples: Quando os consumidores experimentam um estilo de maquilhagem específico ou difícil, querem que a experiência seja acessível, independentemente do seu nível de aptidões. Isto é para que possam expressar a sua arte e alcançar o que era anteriormente inatingível. O uso de truques para tornar os atos mais simples, como fita adesiva ao longo do lado externo do olho para criar uma linha limpa de sombra, ou uma colher para manter o rímel fora da pálpebra superior durante a aplicação, é comum.

A pesquisa acaba com o trabalho de suposição, aumentando a probabilidade de que os consumidores experimentem um novo produto de maquilhagem e se apaixonem por ele. A inteligência artificial deu-nos uma janela para os pensamentos e comportamento do consumidor que não estava disponível anteriormente.

A Lubrizol Life Science – Beauty traz um legado de ciência de saúde da pele aos cosméticos coloridos, para ajudar a criar maquilhagem de boa aparência e bem-estar para o rosto, os lábios e os olhos. Como parceiro de espectro de cores completo da ciência cosmética, a LLS Beauty oferece tudo o que é necessário para reforçar os benefícios da maquilhagem com os quais os consumidores mais se preocupam e para criar produtos que estão na moda para a evolução da maquilhagem. Porque o novo valor da beleza não é a maquilhagem com benefícios de cuidados com a pele; é #skincaringmakeup.

Para saber mais sobre como podemos beneficiar a sua marca e formulação de maquilhagem, as empresas podem entrar em contato em www.lubrizol.com/beauty.