Há 45 anos, a divisão de cosméticos da Faber-Castell Brasil atua como terceirista global na fabricação de itens de maquiagem para olhos, lábios e face para marcas de beleza do mercado B2B. Agora a companhia faz um importante movimento no segmento, lançando em collab com a Quem Disse, Berenice? a sua primeira linha voltada ao consumidor final.

Tendo como foco o mercado B2C, a parceria com a Quem Disse, Berenice?, um de nossos clientes, se deu por meio da marca institucional Faber-Castell. Vimos sinergia no território comum dessas duas empresas, que é a criatividade, e conseguimos materializar a colaboração em uma linha atemporal e irreverente, que transforma em maquiagem itens nostálgicos de papelaria que são consumidos há gerações”, afirma Ivonne Ascher, diretora da área de cosméticos da Faber-Castell Brasil.

A coleção é composta por sete itens, que inclui iluminador inspirado na embalagem de cola bastão; máscara para cílios, apresentada no formato de marcador de quadro branco; paleta de sombras, que lembra uma clássica aquarela; caixa de lápis para olhos, que resgata as cores metalizadas da Faber-Castell; e o lápis multifuncional, que faz alusão à linha de lápis de cor jumbo da marca.

Linha combina maquiagem e arte e tem Geração Z como público-alvo

A linha chega para atender consumidores que amam maquiagens e arte, combinando elementos desses dois universos. Trouxemos para a maquiagem toda a imaginação e possibilidade de auto expressão que o desenho permite em uma tela ou folha de papel”, diz Mirele Martinez, diretora de marketing de maquiagem da Quem Disse, Berenice?.

Ela conta que o foco do lançamento são os jovens da Geração Z. “Somos a marca do Grupo Boticário que mais conversa com esse público, que se destaca pela hiperconectividade, velocidade de consumo e atenção às tendências. Esperamos que as novidades gerem maior conexão e interesse para a Geração Z, que ainda vive ou tem uma relação recente com os materiais escolares e de papelaria”.

Lançada às vésperas do período de volta às aulas, com uma forte comunicação voltada às redes sociais (especialmente no TikTok), a coleção tem, em tese, dias contados. “Para manter a exclusividade e desejo da consumidora, a linha é uma edição limitada. Apesar disso, não desconsideramos a possibilidade de postergar a parceria com a Faber-Castell”, aponta Martinez.

A diretora da área de cosméticos da Faber-Castell Brasil diz que a collab tem sido um sucesso e que pode ser o início para outras incursões da companhia no B2C. “Não descartamos a colaboração com mais marcas futuramente. Não temos intenção de ter uma marca própria para o B2C, porém, como marca institucional estamos abertos a novas parcerias estratégicas para reforçar nosso propósito de criatividade por meio da maquiagem”, fala Ascher.

Mercado B2B segue como prioridade

Contudo, isso não deve se tornar o foco do negócio, segundo ela. “A Faber-Castell se orgulha em ser a principal fornecedora de insumos para as maiores marcas de beleza do país. Por isso, seguiremos priorizando nossa sólida atuação no segmento B2B, desenvolvendo fórmulas sob medida para cada cliente e projeto e soluções inovadoras e sustentáveis para o mercado”.

Ascher lembra que a Faber-Castell Cosmetics é a única companhia no país que fabrica lápis de madeira de reflorestamento destinados ao segmento de beleza e destaca mais iniciativas, como o lançamento de Up Sense, uma coleção de cosméticos upcycled que reaproveita resíduos da indústria alimentícia, como cera de arroz, fibras da cana de açúcar e maçã e resina vegetal de reflorestamento (biosilica). “Outro exemplo de atuação sustentável da divisão de cosméticos se deu com a recente parceria com a Suzano, que resultou no desenvolvimento da primeira tampa livre de plástico a ser lançada no Brasil”.