Em continuidade ao projeto de bioprospecção sustentável da Apoena Biotech – iniciado em 2023 na Amazônia Azul - a expedição para a Amazônia Verde compreende o estudo e bioprospecção de microrganismos provenientes do solo e de 24 espécies vegetais conhecidas pela produção de substâncias bioativas e sua abundância na região. [1]

“As expedições Amazônia Azul e Amazônia Verde - lideradas pela nossa empresa – visam buscar microrganismos em biomas distintos, de forma que cada um possa responder a perguntas específicas e, consequentemente, a possíveis demandas de um mercado cada vez mais responsável e consciente. Por exemplo: ‘como os corais se protegem do sol na baixa da maré?’ (no caso de Fernando de Noronha), ‘como é possível um solo que não possui grande riqueza em nutrientes, ser o sustento da ampla diversidade de espécies vegetais presentes na região?’ (no caso da Floresta Amazônica)”, comenta Patricia Mendes, Diretora de Marketing da Apoena Biotech.

O projeto dá continuidade a viabilização de ingredientes sustentáveis alternativos para a indústria de cuidados pessoais e cosméticos - dentre outros mercados – no Brasil e no mundo. Os alvos de interesse da Apoena Biotech (órgãos vegetais como raízes, caules, folhas e frutos, serrapilheira e solo) foram coletados manualmente em pequenas quantidades (menos de 5g de cada amostra).

“O solo da Floresta Amazônica é pobre em nutrientes, por isso conta com uma vasta diversidade microbiológica que garante a reciclagem da matéria orgânica e promoção de crescimento de outros organismos vivos, seja pela produção de hormônios vegetais, disponibilização de nutrientes e até mesmo inibição de fitopatógenos. As temperaturas médias anuais na Floresta Amazônica costumam variar entre 22 e 28°C, e a umidade relativa do ar também costuma ser elevada. Esse cenário torna a região um local propício para o desenvolvimento de uma diversidade imensa de espécies microbianas”, afirma Paula Segura, Líder do Laboratório de Bioprospecção da Apoena Biotech.

Dado o tempo de isolamento e identificação dos microrganismos coletados, espera-se que os ativos biológicos procedentes da Amazônia Verde estejam disponíveis ao mercado, em banco de screening da Apoena Biotech, a partir de Setembro de 2025.