Naturais, ecológicos e econômicos

Na prática, muitas vezes o que é apresentado como inovação se confunde com uma volta ao passado, e o setor de cosméticos não foge a essa regra. Nos últimos anos, temos observado o retorno dos sabonetes sólidos que nossos pais, avós e bisavós costumavam usar. Por trás dessa tendência, uma boa causa: os sabonetes sólidos não necessitam de embalagem plástica e, se a fórmula for de boa qualidade, podem proporcionar benefícios à pele. Para muitos consumidores, na maioria das vezes isso significa "escolher produtos rotulados como naturais".

Contrariamente aos sabonetes líquidos, os sabonetes sólidos quase não contêm água, o que é bom para o planeta. Além disso, dispensam o uso de conservantes na fórmula. Com isso, a lista de ingredientes é consideravelmente menor, reforçando, para o consumidor, a impressão de que o produto é mais seguro.

As vantagens não param por aí: os sabonetes sólidos são mais fáceis de transportar, além de serem multifuncionais, visto que algumas versões podem ser usadas tanto no rosto como no corpo. Consequentemente, na visão dos usuários, os sabonetes sólidos contribuem para reduzir o consumismo.

Número crescente de novos produtos

Entre os produtos mais famosos e antigos, estão sem dúvida os sabonetes de Aleppo e de Marselha, fabricados majoritariamente com óleos vegetais. Hoje em dia, o consumidor tem à sua disposição um leque infinito de sabonetes sólidos, alguns dos quais oferecem versões divertidas e originais, como os produtos da marca Lush, conhecida por seus cosméticos sólidos coloridos, disponíveis nas formas mais diversas e variadas.

Embora algumas marcas especializadas ou de nicho (Lano, Seaweed Bath Co, Nubian Heritage, Lamazuna, Comme Avant, etc.) tenham atuado como pioneiras, nos últimos meses chegaram ao mercado produtos de marcas destinadas ao grande público, como a Garnier (que lançou shampoos sólidos), ou ainda a Love Beauty e a Planet (que oferecem sabonetes e shampoos).

Vale notar que os sabonetes não são a única categoria a oferecer esse formato "inovador". Potencialmente, todos os produtos de higiene e beleza podem ter uma versão sólida: produtos de limpeza facial, shampoos e condicionadores capilares, demaquilantes, desodorantes e até cremes dentais. E o que não falta são tutoriais do it yourself disponíveis na internet.

Os desafios da formulação

Já para as marcas, o que não faltam são os desafios. Embora esse formato seja atraente para os produtos de banho e higiene, em termos de sensorialidade os testes com produtos de cuidados da pele ainda deixam muito a desejar.