Marie-Gabrielle Jouan, presidente da BGene

Inicialmente especializada em micro-organismos, a empresa BGene decidiu focar sua atuação no segmento de coprodutos de madeira, a fim de abrir um novo caminho para a produção de moléculas. "A BGene identifica na natureza a bactéria que permite transformar moléculas de madeira na molécula desejada pelo cliente", resume Marie-Gabrielle Jouan, presidente da empresa.

Uma ampla gama de moléculas

Graças às características de seu metabolismo, os micro-organismos e as bactérias são capazes de assimilar carbono para se multiplicar e/ou para produzir substâncias. Trata-se do processo de fermentação da bactéria. "O chassi bacteriano que utilizamos possui as enzimas capazes de tornar o carbono da madeira disponível ou transformável. A partir daí, pode se multiplicar ou produzir moléculas úteis, em particular substâncias precursoras de aromas e fragrâncias", explica a cientista.

O procedimento é possível para uma grande variedade de moléculas diferentes. A cada molécula, uma solução específica. Algumas bactérias podem dar origem a várias moléculas ou famílias de moléculas.

Origem natural

O objetivo dessa biotecnologia quase exclusiva é atender à busca de produtos naturais por parte das empresas do setor de perfumes e cosméticos. "Atualmente, graças à dosagem de carbono, é possível comprovar a origem natural de um ingrediente. A BGene atua no segmento de síntese biotecnológica e utiliza carbono 100% natural, visto que é obtido a partir da madeira", confirma Marie-Gabrielle Jouan.

Trata-se de uma inovação revolucionária em termos de cadeia de suprimentos, que permite, acima de tudo, contornar o elevado custo da extração natural a partir de plantas, além de assegurar a continuidade da produção. "Para obter moléculas odoríferas, a indústria de perfumes precisa de terras onde possa plantar. Isso significa que uma parte dos campos que deveriam ser cultivados para produzir alimentos é ocupada com a produção de insumos para perfumes. Além disso, o processo de extração é extremamente poluente e pouco rentável. Para completar, como a produção está sujeita a riscos climáticos, o resultado da colheita pode variar, assim como o preço".

O chassi bacteriano da BGene possui as enzimas capazes de tornar o carbono da madeira disponível.

A empresa BGene, que já está em contato com os grandes protagonistas do setor — seduzidos pela inovação —, é formada por 14 pessoas, sendo 80% cientistas. Além de atender aos pedidos feitos pelos clientes, a BGene trabalha também no desenvolvimento de sua própria família de ingredientes para o setor de aromas e perfumes.

Em 2017, a empresa captou recursos com os quais pretende agilizar o lançamento de seu primeiro produto.