Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Inovação e novidades

BGene produz moléculas odoríferas a partir de madeira

A startup BGene utiliza a maquinaria celular de micro-organismos para produzir moléculas com alto valor agregado destinadas aos setores de cosméticos e perfumes. A novidade é que a empresa mobiliza um recurso renovável e não alimentar - a madeira - com a proposta de substituir métodos caros e poluentes por uma tecnologia que respeita o meio ambiente e pode ser integrada a um sistema de economia circular.

Marie-Gabrielle Jouan, presidente da BGene

Marie-Gabrielle Jouan, presidente da BGene

Inicialmente especializada em micro-organismos, a empresa BGene decidiu focar sua atuação no segmento de coprodutos de madeira, a fim de abrir um novo caminho para a produção de moléculas. "A BGene identifica na natureza a bactéria que permite transformar moléculas de madeira na molécula desejada pelo cliente", resume Marie-Gabrielle Jouan, presidente da empresa.

Uma ampla gama de moléculas

Graças às características de seu metabolismo, os micro-organismos e as bactérias são capazes de assimilar carbono para se multiplicar e/ou para produzir substâncias. Trata-se do processo de fermentação da bactéria. "O chassi bacteriano que utilizamos possui as enzimas capazes de tornar o carbono da madeira disponível ou transformável. A partir daí, pode se multiplicar ou produzir moléculas úteis, em particular substâncias precursoras de aromas e fragrâncias", explica a cientista.

O procedimento é possível para uma grande variedade de moléculas diferentes. A cada molécula, uma solução específica. Algumas bactérias podem dar origem a várias moléculas ou famílias de moléculas.

Origem natural

O objetivo dessa biotecnologia quase exclusiva é atender à busca de produtos naturais por parte das empresas do setor de perfumes e cosméticos. "Atualmente, graças à dosagem de carbono, é possível comprovar a origem natural de um ingrediente. A BGene atua no segmento de síntese biotecnológica e utiliza carbono 100% natural, visto que é obtido a partir da madeira", confirma Marie-Gabrielle Jouan.

Trata-se de uma inovação revolucionária em termos de cadeia de suprimentos, que permite, acima de tudo, contornar o elevado custo da extração natural a partir de plantas, além de assegurar a continuidade da produção. "Para obter moléculas odoríferas, a indústria de perfumes precisa de terras onde possa plantar. Isso significa que uma parte dos campos que deveriam ser cultivados para produzir alimentos é ocupada com a produção de insumos para perfumes. Além disso, o processo de extração é extremamente poluente e pouco rentável. Para completar, como a produção está sujeita a riscos climáticos, o resultado da colheita pode variar, assim como o preço".

O chassi bacteriano da BGene possui as enzimas capazes de tornar o carbono (...)

O chassi bacteriano da BGene possui as enzimas capazes de tornar o carbono da madeira disponível.

A empresa BGene, que já está em contato com os grandes protagonistas do setor — seduzidos pela inovação —, é formada por 14 pessoas, sendo 80% cientistas. Além de atender aos pedidos feitos pelos clientes, a BGene trabalha também no desenvolvimento de sua própria família de ingredientes para o setor de aromas e perfumes.

Em 2017, a empresa captou recursos com os quais pretende agilizar o lançamento de seu primeiro produto.

Kristel Milet
(Tradução: Maria Marques)


© 2018 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Victoria's Secret ou o fracasso de um posicionamento conservador

Laurence Bacilieri
Victoria’s Secret ou o fracasso de um posicionamento conservador

O cancelamento do show da Victoria’s Secret não chegou a ser uma surpresa. Em maio, o jornal New York Times já havia revelado que o desfile não teria mais patrocínio para a transmissão pela televisão. "A Victoria’s Secret precisa se reinventar para crescer. Por isso, decidimos repensar o tradicional Fashion Show da marca e criar um evento (...)

+ informações

Seções