Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Tendências: a influência da Beach Beauty nos produtos de maquiagem

Hélène Capgras revelou, por ocasião do salão MakeUp in São Paulo, duas grandes fontes de inspiração à la française responsáveis por tendências e inovações que marcaram o mundo da maquiagem. Depois de desvendar as raízes francesas no universo da moda, ela agora analisa, para marcas brasileiras, as possíveis influências do espírito New Riviera, que construiu passarelas entre praia e maquiagem.

Hélène Capgras

Hélène Capgras

O óleo de Chaldée, de Jean Patou, já tinha preparado o caminho nos idos de 1930, mas foi o pó Terracotta, lançado pela Guerlain em 1981, que que selou a aliança entre maquiagem e sol. Surgia, assim, uma nova era: os produtos solares passavam a ter a função não somente de proteger, como também de bronzear e maquiar – uma ideia de gênio imediatamente adotada pelas consumidoras. O pó compacto com protetor solar da Shiseido, ainda hoje um dos bestsellers da marca, é uma ilustração bem-sucedida da nova tendência.

Hélène Capgras ressalta que a atitude da mulher europeia na praia varia conforme o país de origem. Segundo essa especialista, a mulher alemã faz o gênero esportista, enquanto a italiana tem um comportamento sofisticado, que se manifesta em cada gesto. Já para as francesas, bronzear é um meio que justifica os fins: o objetivo é preparar-se para estar bela à noite e ser admirada ao voltar das férias. "O bronzeamento sempre teve um lado meio urbano para as mulheres francesas: elas querem "vestir" o sol no dia a dia da cidade. Por isso, os produtos que oferecem "efeito bronze" fazem tanto sucesso. Mas, a mulher francesa também sabe aproveitar o tempo na praia para cuidar da beleza – ou seja, existe um espaço para a criação de produtos do tipo manicure outdoor, o que pode gerar oportunidades interessantes", acrescenta Hélène.

Em relação à formulação, a proposta de produtos à prova d’água, tão útil no mar, também seduz as consumidoras fora da praia – principalmente as mais jovens, em razão de sua confiabilidade e resistência nas festas e baladas. Um bom exemplo é a linha Aqua, da Make Up Forever, com cores noturnas intensas.

No país do sol e da beleza, a maquiagem brasileira já encontrou – e continuará encontrando – tesouros de inovação nas dunas da inspiração à la française.

Kristel Milet (Tradução: Maria Marques)

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções