Hélène Capgras

Hélène Capgras

O óleo de Chaldée, de Jean Patou, já tinha preparado o caminho nos idos de 1930, mas foi o pó Terracotta, lançado pela Guerlain em 1981, que que selou a aliança entre maquiagem e sol. Surgia, assim, uma nova era: os produtos solares passavam a ter a função não somente de proteger, como também de bronzear e maquiar – uma ideia de gênio imediatamente adotada pelas consumidoras. O pó compacto com protetor solar da Shiseido, ainda hoje um dos bestsellers da marca, é uma ilustração bem-sucedida da nova tendência.

Hélène Capgras ressalta que a atitude da mulher europeia na praia varia conforme o país de origem. Segundo essa especialista, a mulher alemã faz o gênero esportista, enquanto a italiana tem um comportamento sofisticado, que se manifesta em cada gesto. Já para as francesas, bronzear é um meio que justifica os fins: o objetivo é preparar-se para estar bela à noite e ser admirada ao voltar das férias. "O bronzeamento sempre teve um lado meio urbano para as mulheres francesas: elas querem "vestir" o sol no dia a dia da cidade. Por isso, os produtos que oferecem "efeito bronze" fazem tanto sucesso. Mas, a mulher francesa também sabe aproveitar o tempo na praia para cuidar da beleza – ou seja, existe um espaço para a criação de produtos do tipo manicure outdoor, o que pode gerar oportunidades interessantes", acrescenta Hélène.

Em relação à formulação, a proposta de produtos à prova d’água, tão útil no mar, também seduz as consumidoras fora da praia – principalmente as mais jovens, em razão de sua confiabilidade e resistência nas festas e baladas. Um bom exemplo é a linha Aqua, da Make Up Forever, com cores noturnas intensas.

No país do sol e da beleza, a maquiagem brasileira já encontrou – e continuará encontrando – tesouros de inovação nas dunas da inspiração à la française.