O objetivo do estilista americano, habituado a inventar modas que dão o que falar, era "descategorizar" o esmalte e liberar os homens para que usassem esmalte sem medo de ser feliz. Marc Jacobs não esconde sua preferência por tonalidades escuras - púrpura, preto, bordô - que acrescentam um toque grunge-glam ao dia a dia.

Foto da conta de Marc Jacobs no Instagram (esquerda)

O entusiasmo pela tendência do #malepolish se alastrou rapidamente pelas redes sociais de todo o planeta. No Instagram, por exemplo, mais de 1.200 imagens já foram postadas com essa hashtag.

Exemplo da tendência "male polish" no Instagram.

Ainda que Marilyn Manson, Jared Leto e Marc Jacobs prefiram tonalidades escuras associadas a um estilo mais próximo do gótico, nas redes sociais os homens têm exibido cores surpreendentes e até cintilantes. Alguns rapazes ousam pintar as unhas em tons pastel ou cores metalizadas, outros optam por uma abordagem artística, como o designer americano Samsonntag - que criou um efeito de unhas pintadas com spray - e Ben Thomas, que adotou uma decoração com motivos geométricos coloridos e sutis.

O mercado de beleza masculino

Independentemente da cor escolhida, a crescente popularidade do movimento #malepolish tem como pano de fundo uma tendência muito mais ampla – a da beleza masculina. Em janeiro passado, as estatísticas já apontavam para uma expansão contínua do mercado de produtos capilares para homens nos próximos três anos, fenômeno estimulado por consumidores cada vez mais antenados com o universo da moda.

Verdade seja dita, a beleza masculina nunca esteve tão em alta quanto nos últimos anos. Uma das razões para isso é o lançamento de produtos especialmente desenvolvidos para homens e comercializados por grandes nomes do setor, entre os quais Clinique e Carlsberg. Alguns produtos, como óleos para barba e hidratantes perfumados, ocupam um lugar de destaque no ranking de vendas. A tendência do #malepolish é uma prova a mais da evolução do setor de cosméticos masculinos.