A exposição de si mesmo nas redes sociais é determinante para o crescimento...

A exposição de si mesmo nas redes sociais é determinante para o crescimento das vendas de maquiagem nos mercados mundiais. Foto: © Ariwasabi / shutterstock.com

No mercado mundial dos cosméticos de luxo, o segmento de maquiagem foi mais uma vez o carro-chefe do crescimento. Segundo a agência The NPD Group, em 2016 as vendas dos produtos de maquiagem para o público premium deram um salto de 23% na América do Sul – um crescimento bem superior ao do segmento de cuidados da pele (9%) e ao do segmento de perfumes (13%). Na América do Norte, o cenário não foi muito diferente: enquanto as vendas de maquiagem aumentaram 13%, as do segmento de cuidados da pele cresceram 3% e as de perfumes, 1%. A Europa, por fim, registrou um aumento de 6% nas vendas de maquiagem, comparado com +1% no segmento de cuidados da pele e de perfumes. Todos esses dados se referem exclusivamente ao mercado premium.

Maquiagem, um segmento que vem ganhando força

Nos Estados Unidos, as vendas das lojas de produtos de beleza da categoria luxo cresceram 7% em 2016, enquanto que o mercado de beleza como um todo cresceu 6%, indica a The NPD Group. O mercado foi amplamente estimulado pelo aumento nas vendas de produtos de maquiagem de luxo (+12%) – segmento que, segundo a agência especializada em pesquisas de mercado, respondeu por 76% do crescimento total das vendas do setor em termos de valores e por 83% em termos de volume de produtos. Inversamente, as vendas de perfumes de marcas de prestígio continuaram a perder terreno, registrando crescimento de apenas 1%. As vendas de cuidados para a pele, por outro lado, aumentaram 3% no mercado de luxo.

A tendência é praticamente a mesma na maioria dos mercados: as consumidoras não resistem aos produtos que prometem um efeito imediato na aparência, sobretudo para estarem sempre prontas para tirar uma selfie, seja qual for a hora do dia. A "teatralização" de si mesmo nas redes sociais desempenha um papel decisivo nesse fenômeno.

França, a ovelha negra

Contrastando com a boa dinâmica do mercado mundial, a França foi a grande exceção de 2016. Segundo a The NPD Group, as vendas de cosméticos nas redes seletivas de lojas caíram 3% em relação a 2015 – a maior retração registrada nos últimos dez anos. A pior queda foi observada nas vendas de cuidados para a pele (-7%), enquanto que as vendas de perfumes e maquiagem diminuíram 2%.

O mercado francês, que há vários anos vem lutando para não atolar nas águas estagnadas da economia, foi consideravelmente afetado pela deserção dos turistas estrangeiros observada após os atentados de 2016, explica a The NPD Group.

"A região de Paris e arredores responde por dois terços dessa retração, embora sempre tenha sido um dos principais polos de atração do mercado", declarou Mathilde Lion, especialista no setor de beleza na NPD, em entrevista à Reuters.

Alguns segmentos do mercado, entretanto, conseguiram escapar a essa tendência – em particular perfumes de alto luxo ou de nicho, que continuam crescendo, e produtos de maquiagem, em particular artigos para sobrancelhas, batons e iluminadores faciais.