Ao que tudo indica, a tendência ganhou impulso em 2016, quando a marca de cosméticos Glossier, sucesso entre a geração Millenials, lançou seu "Milk Jelly Cleanser", produto baseado em crowdsourcing que promete dissolver a maquiagem e limpar a pele profundamente, mas com suavidade, podendo ser usado diariamente. O produto, que tem a consistência de gel, pode ser aplicado na pele molhada ou seca, e contribui para reforçar a barreira cutânea e proteger contra o ressecamento.

Shiseido WASO Fresh Jelly Lotion. Photo: © Courtesy of Shiseido

Shiseido WASO Fresh Jelly Lotion. Photo: © Courtesy of Shiseido

Um ano depois, quem ainda duvida que os produtos gelatinosos estão cada vez mais presentes nas prateleiras de cosméticos? A marca japonesa Shiseido, por exemplo, lançou recentemente a "Fresh Jelly Lotion", que faz parte da Waso, sua nova linha de produtos baseados em ingredientes naturais e orgânicos. O nome remete à textura gelatinosa da loção, mas também a seu principal ingrediente: geleia de fungo-neve (Tremella Fuciformis), cogumelo que promete deixar a pele mais fresca e com aparência mais saudável.

Outras marcas também estão surfando nesta onda, como a Estée Lauder, que lançou há pouco tempo o "Nutritious Micro-Algae Pore Purifying Cleansing Jelly". A proposta do produto é formar uma espuma sedosa que remove impurezas, graças a uma mistura de microalgas presentes em sua fórmula. Em junho, a marca americana Drunk Elephant, especializada em soluções não tóxicas para cuidados da pele, apresentou o "Beste Jelly Cleanser", produto formulado com óleo de marula, que oferece nutrição à pele, e glicerina, que proporciona hidratação.

Mas, apesar de toda a sofisticação que essa reinvenção vem trazendo, os produtos gelatinosos conseguiram manter seu lado divertido. Uma das novidades mais bizarras deste ano é o "Charcoal Jelly Ball Cleanser", da marca Boscia, que deu muito o que falar no final do primeiro semestre. O produto, que contém carvão ativado para remover impurezas e tem a forma de uma bola molenga, mostra que é possível criar soluções ao mesmo tempo eficazes e divertidas para otimizar a rotina de beleza.