Brazil Beauty News - Qual a definição de audácia e inovação para a Coty?

Jean Holtzmann - Em 2024, a Coty está celebrando 120 anos de uma expertise única no mercado de perfumes. É interessante ressaltar que foi a Coty quem verdadeiramente fez com que a indústria de perfumes entrasse na era da modernidade. Aliando as primeiras moléculas sintéticas aos mais preciosos ingredientes de origem natural, a Coty liberou a criatividade, abrindo novas fronteiras olfativas até então inexploradas. Os perfumes Ambre Antique (1905) e Chypre (1917), ambos da Coty, deram origem a duas das maiores famílias olfativas contemporâneas, que hoje representam cerca de dois terços do mercado feminino de fragrâncias finas em segmentos importantes: a família oriental-ambarada e a família de chipres. Esse extraordinário legado foi depositado em nossas mãos e ainda hoje é nossa estrela-guia, indicando o rumo da inovação que se manifesta na criatividade e na audácia das fórmulas de nossos perfumes. Desde então, a Coty vem se empenhando para constituir uma carteira de perfumes incomparáveis, como CK One, Chloé Signature, Gucci Bloom e Boss Bottled ou ainda Burberry Goddess, uma fragrância lançada recentemente cujo destaque é a força das três notas de baunilha. Mais do que nunca, o lançamento da marca Infiniment Coty Paris traduz nossa visão para o futuro do setor de perfumaria, um futuro no qual natureza, ciência e arte se unem para reinventar o patrimônio excepcional que fez surgir o grupo e toda a indústria de fragrâncias.

Brazil Beauty News - Por que essa ênfase na audácia da fórmula?

Jean Holtzmann - Na Coty, a inovação está presente em toda a cadeia de valor que leva à criação de novas fragrâncias. Primeiramente na fórmula, é claro, e na qualidade do perfume, frutos do trabalho de nosso estúdio olfativo e dos maiores perfumistas do mercado, que são capazes de transformar em odores os grandes ideais da empresa, evidenciando, ao mesmo tempo, a identidade de cada marca. O segundo elemento é o frasco, que reflete a essência de nossas fragrâncias. Prova disso são produtos como La Rose Jacqueminot, primeiro perfume da Coty (1904), valorizado pelo magnífico frasco Baccarat; Chloé Signature, versão em vidro do apreciado efeito plissé soleil da Maison de moda; e Daisy, da marca Marc Jacobs, com sua tampa de inigualável originalidade, em forma de pétalas de margarida de diversas dimensões. Apostamos também em campanhas audaciosas, em linha com o lema que se tornou a razão de ser do grupo: Undefine Beauty. A ideia é se libertar de arquétipos estéticos e olfativos e, em especial, repensar a própria definição de "beleza" presente nos dicionários, a fim de ser um reflexo mais fiel dos anseios profundos da individualidade de cada um. Essa noção é muito bem ilustrada pela campanha do Goddess, o mais recente perfume lançado pela Burberry, que mostra uma mulher poderosa e inspiradora, protagonista de sua própria vida.

Brazil Beauty News - De que forma a empresa desenvolve a inovação, seja internamente ou com os fornecedores?

Jean Holtzmann - A inovação permeia cada expertise da Coty. Graças a nosso modelo de gestão colegial, temos a capacidade de antever e satisfazer as principais exigências dos consumidores, mobilizando constantemente os laços interativos entre as diversas competências que desenvolvemos em matéria de criação de perfumes. Isso gera uma grande agilidade na gestão de projetos e na expressão da inovação. Desenvolvemos colaborações e projetos de criação conjunta com os melhores fornecedores e parceiros, a fim de dar suporte às principais etapas do processo de inovação. A título de exemplo, graças à parceria com a empresa LanzaTech, utilizamos atualmente em nossa carteira de perfumes um álcool obtido a partir de captura de carbono. Trata-se de uma iniciativa relevante, que mostra o quanto o desenvolvimento sustentável é um importante fator de inovação.

Brazil Beauty News - Como o senhor vê a evolução do mercado de perfumes?

Jean Holtzmann - O mercado de perfumes está em plena ebulição. A tendência que na Coty costumamos chamar de "Fragrance Effect" continua vigorando. Os sucessivos períodos de confinamento instauraram um novo equilíbrio. Alguns países, como a China, que até pouco tempo atrás se mostravam pouco permeáveis aos perfumes, estão se transformando nos novos motores de crescimento. O mercado está alçando patamares mais elevados. Atualmente, a preferência é por fórmulas impactantes, autorais e com ótimo rendimento. O perfume é também um vetor de emoções positivas num cenário mundial complexo que muitas vezes gera ansiedade. Só conseguirão se sobressair as marcas que se mostrarem inovadoras, autênticas, de boa qualidade e capazes de estimular de forma positiva o diálogo mundial sobre essa categoria de produto cada vez mais apreciada.

Brazil Beauty News - De que forma o uso de álcool reciclado obtido a partir da conversão do carbono se encaixa na carteira de produtos da Coty?

Jean Holtzmann - A inovação baseada na transformação de CO2 em etanol – que em seguida é purificado para entrar na composição de nossas fórmulas de perfumes – constitui uma revolução tecnológica exclusiva do grupo Coty. A iniciativa é parte integrante do roadmap Beauty that lasts definido pela empresa na área de desenvolvimento sustentável. As 14 fragrâncias da marca Infiniment Coty, bem como o perfume Where my heart beats, da linha Gucci The Alchemist’s Garden, contêm unicamente álcool reciclado produzido por essa nova tecnologia. Dentro de dois anos, a maioria dos perfumes da Coty utilizará esse novo etanol, seja de forma parcial ou exclusiva. Com isso, desejamos atender aos consumidores que buscam produtos mais ecológicos.

Brazil Beauty News - Poderia nos falar mais sobre a tecnologia de aura molecular, protagonista da nova coleção Infiniment Coty Paris?

Jean Holtzmann - Infiniment Coty Paris, a nova marca de perfumes de luxo que leva o sobrenome do grupo, personaliza todos os grandes avanços resultantes das pesquisas realizadas pela empresa. A fórmula das fragrâncias mobiliza uma nova tecnologia que se encontra em fase de patenteamento pela Coty, denominada aura molecular. Essa tecnologia permite modificar o perfil de evaporação das matérias-primas e assim manter, por até trinta horas, uma fidelidade maior ao caráter do perfume. Agindo como um ímã, a aura molecular reduz a velocidade com que certas notas desaparecem e, inversamente, acentua outras notas. O jasmim conserva durante mais tempo suas facetas frescas, como na plena floração. Trata-se de uma mudança radical em relação à definição clássica de "pirâmide olfativa", que revoluciona completamente o trabalho de composição dos perfumistas.

Brazil Beauty News - O senhor acredita que seja possível reinventar a arte da perfumaria graças à inovação tecnológica?

Jean Holtzmann - A Coty vem revolucionando o setor de beleza há mais de um século. Temos orgulho de nosso pioneirismo e espírito de vanguarda e estamos convencidos de que a motivação e a ciência são formidáveis gatilhos para impulsionar a inovação. Graças a seu Centro de Excelência Internacional em P&D, situado na Suíça e especializado no setor de perfumes, o grupo Coty vem dando prosseguimento a sua missão de abrir novos horizontes olfativos. Ultimamente, temos trabalhado em um amplo leque de aspectos, com o objetivo de atender, da melhor forma possível, às exigências dos consumidores que buscam fragrâncias mais inovadoras, com um efeito mais satisfatório e menor impacto para o meio ambiente. Com o respaldo de mais de um século de know-how na indústria de perfumes, colocamos todo o nosso empenho para sermos a plataforma de criação olfativa mais inovadora do mercado.