Ela pode ser chamada de vitamina B7 e H ou também de coenzima R, mas é mais conhecida mesmo como biotina. “Trata-se de uma vitamina hidrossolúvel necessária para várias funções do nosso corpo, incluindo o fortalecimento dos cabelos”, afirma a dermatologista Ana Carina Junqueira.

Especialista em tricologia, a médica explica que a biotina participa da formação da queratina, proteína que compõe 85% dos fios capilares, sendo uma das responsáveis pela força e resistência dessa estrutura. Sua falta pode gerar enfraquecimento do fio, levando à queda precoce e ao afinamento dos cabelos. “Além disso, ela tem um leve papel anti-inflamatório, ajudando a prevenir e tratar a dermatite seborreica do couro cabeludo”.

O ativo não é exatamente uma novidade no setor de haircare. Ele está presente, por exemplo, em toda a linha Cavalo Forte, que foi lançada há mais de 20 anos pela Haskell Cosméticos – sendo até hoje seu carro-chefe. “Já existiam no mercado produtos com biotina na formulação, porém, trouxemos um novo olhar ao ativo ao associá-lo a uma linha capilar de força e crescimento”, diz Sávio Gonçalves, técnico oficial da marca.

Biotina aparece em lançamentos de marcas populares

Mas, nos últimos meses, a biotina “bombou” no mercado brasileiro, surgindo em produtos de marcas de haircare de consumo massivo. “Devido a sua credibilidade e uso em cosméticos de sucesso, muitas marcas entenderam que seria estratégico e vantajoso utilizar o ativo. Esse movimento foi crescendo e consagrando a biotina”, opina Gonçalves.

Umas dessas marcas é a Skala Cosméticos, que lançou no último semestre desse ano a linha Bomba de Biotina. “Com a pandemia de Covid-19 muitas pessoas sofreram com queda de cabelo. Um dos ativos indicados para esta condição é a biotina e acreditamos que o seu sucesso recente se deva a essa situação”, afirma a diretora de marketing Bruna Veneziano.

Ela conta que, por meio de pesquisas, a marca conseguiu chegar a uma formulação efetiva e com bom custo-benefício com xampu, condicionar e máscara de tratamento para fortalecer e evitar a queda capilar, prometendo fios saudáveis e um couro cabeludo revigorado. “Estamos em fase de testes com a formulação do Creme para pentear com proteção térmica para completar a linha Bomba de Biotina”.

A Seda, marca de haircare mais vendida do país, segundo dados da Nielsen, foi outra que apostou recentemente no ativo com a coleção Prebióticos + Biotina. “É o maior lançamento do ano de Seda”, diz Nathalie Honda, diretora de marketing da categoria de cabelos na Unilever, detentora da marca.

A executiva lembra que as brasileiras têm uma grande preocupação a respeito do crescimento dos fios e foi esse o motivo que levou Seda a desenvolver a linha, que, de acordo com ela, recupera a força dos fios e favorece o crescimento saudável da raiz até as pontas.

Sucesso da biotina segue tendência do “skinification”

O uso da biotina no mercado de haircare anda de mãos dadas com a tendência do ‘skinification’, com a categoria incorporando ingredientes e práticas comuns nos cuidados com a pele em outras áreas de cuidados pessoais. Seda é reconhecida por democratizar essa tendência. Em 1996, lançamos o Seda Ceramidas, primeira inspiração em skincare do segmento, e há dois anos, inauguramos uma linha de ingredientes do skincare no mercado massivo, composta por hialurônico, água micelar, vitamina c e colágeno. Desse modo, entendemos que o próximo passo era implementar a biotina, junto com os prebióticos, de maneira acessível”, relata Honda.

Para a doutora Junqueira, o ativo já se popularizou no Brasil, mas ainda há espaço para crescimento. “Podemos pensar na adição de biotina em tônicos capilares e em produtos químicos como tinturas e tonalizantes, para tratar enquanto muda o visual”, aposta a tricologista.