Segundo um novo estudo publicado pela Grand View Research, Inc., o mercado mundial de alantoína deverá movimentar 641,7 milhões de dólares em 2022. A expectativa é que as vendas aumentem mundialmente, estimuladas pela crescente demanda por parte de diversas indústrias que utilizam essa substância como ingrediente, em particular no setor de cosméticos, produtos farmacêuticos e higiene bucal e dentária. A alantoína tem propriedades queratolíticas, anti-inflamatórias e emolientes, além de combater irritações. Em razão de seu alto poder de hidratação, ela vem sendo cada vez mais usada em produtos cosméticos, visto que melhora a textura da pele, mantendo-a bem hidratada.

Esse incremento da demanda de alantoína para aplicações cosméticas, em particular em dentifrícios, enxaguantes bucais, shampoos e condicionadores, deverá contribuir para o crescimento global do mercado nos próximos sete anos. Outro fator de estímulo é a ampliação da capacidade de produção por parte dos principais fornecedores de matérias-primas, motivada pela demanda maior de ácido glioxílico, usado na fabricação de alantoína. A isso se soma a integração da cadeia de valor nas operações finais.

Em 2014, o setor de cosméticos foi o principal mercado para a alantoína no plano mundial, com 33,7% do faturamento das vendas. A crescente popularidade dessa substância, conquistada graças a suas propriedades hidratantes e queratolíticas (que tornam a pele mais suave), deverá estimular a demanda proveniente do setor de cosméticos, em particular para uso em protetores solares e produtos para hidratação da pele.