Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Um futuro radioso para o setor de duty free e varejo de viagem

Os últimos resultados de estudos realizados pela TFWA (Tax Free World Association) confirmam que o setor de varejo de viagem e duty free tem um futuro radioso pela frente, contrastando com outros setores do comércio que continuam atravessando momentos difíceis no plano internacional. Os perfumes e cosméticos são as principais locomotivas desse crescimento mundial.

Segundo a agência de pesquisas Generation Research, especializada em varejo de viagem, o setor movimenta atualmente 62 bilhões de dólares e vem crescendo de forma regular nos últimos seis anos, apesar da retração observada em 2015. Os números do primeiro trimestre de 2016 revelam que as vendas retomaram uma trajetória ascendente. Globalmente, as vendas cresceram pouco menos de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Erik Juul-Mortensen, presidente da TFWA

Erik Juul-Mortensen, presidente da TFWA

Na região Ásia-Pacífico, que vem contribuindo consideravelmente para a expansão do setor nos últimos tempos, a alta das vendas alcançou 5%. A categoria de perfumes e cosméticos é o principal motor do crescimento mundial: no primeiro trimestre, as vendas mundiais deram um salto de 7,8%, enquanto as de vinhos e bebidas alcoólicas aumentaram 4%. Nos navios de cruzeiro, as vendas cresceram 6,5%, permanecendo estáveis nos aeroportos.

Para Erik Juul-Mortensen, presidente da TFWA, esses números convidam o setor a um otimismo prudente.

Explosão do tráfego aéreo

Se observarmos os indicadores globais dos setores de viagens e turismo, veremos que os prognósticos de crescimento parecem bem embasados. O tráfego aéreo deverá manter-se na pista do desenvolvimento, e a previsão é de que o número de passageiros continue alçando voos mais altos. Segundo o sindicato profissional Airports Council International, em 2035 o número de passageiros deverá atingir mais do dobro do nível registrado em 2015, passando de 7,2 bilhões a pouco mais de 19 bilhões. Isso representa 5% de crescimento anual composto.

O relatório da Organização Mundial do Turismo relativo a 2015 mostra que, no plano global, o número de turistas que viajaram para o exterior aumentou 4%, alcançando o nível recorde de 1,2 bilhão, ou seja, 50 milhões a mais que em 2014.

"A indústria só tem boas notícias a dar. Todos os indicadores levam a crer que temos razões de sobra para continuar otimistas", ressalta Erik Juul-Mortensen. "O setor é vasto e muito estimulante. Com uma taxa de crescimento que, durante muitos anos, foi motivo de inveja no comércio em geral, a indústria do duty free e do varejo de viagem representa uma mina de oportunidades".

Tradução: Maria Marques

Portfólio

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
Perfumes: 100 anos de Chipres

Alessandra Tucci
Perfumes: 100 anos de Chipres

O Chypre de Coty, de 1917, teve um papel tão original e importante na perfumaria que inaugurou uma nova família olfativa, abriu um novo estilo de perfumes que faz sucesso até hoje. François Coty era um visionário e se inspirava pelos lugares por onde viajava para criar os seus perfumes. A ilha de Chipre foi um desses casos de amor com (...)

+ informações

Seções