Juliana Fava, diretora administrativa da Quem Disse, Berenice

Juliana Fava, diretora administrativa da Quem Disse, Berenice

Para 2017, a marca planeja expandir os pontos de venda, “para garantir que todas as brasileiras conheçam e experimentem essa nova forma de lidar com maquiagem”, anuncia a diretora administrativa, Juliana Fava. O Brazil Beauty News conversou com ela sobre performance, sustentabilidade e inovações da marca.

Brazil Beauty News - Qual é o perfil das consumidoras Quem Disse, Berenice? e quais foram as contribuições da marca para o mercado de maquiagens no Brasil?

Juliana Fava - Nós não segmentamos nossas consumidoras por um perfil de idade, classe social ou por outros aspectos sociodemográficos, mas de acordo com a relação que elas têm consigo mesmas e com a maquiagem. Buscamos falar de forma relevante com todas as mulheres, principalmente aquelas que já sentem as pressões para se enquadrarem nas regras sociais, e que em seu dia a dia corrido e cheio de responsabilidades, não abrem mão de serem espontâneas, inclusive na hora de se maquiar.

Acreditamos que toda mulher quer ficar mais bonita, mas que não há um jeito certo ou errado para isso. Nossas consumidoras estão percebendo que o mundo da beleza pode ser livre e descomplicado, que não precisam incluir mais uma regra na vida. Por isso, nas nossas lojas, elas podem experimentar, errar e acertar.

Brazil Beauty News - A apresentação dos produtos por meio do autosserviço costuma ter bastante apelo ao público, que se sente à vontade para experimentar. Quais outras ações a marca tem desenvolvido ou planejado para estreitar as relações com os consumidores?

Juliana Fava - Quem Disse, Berenice? é uma marca que já nasceu digital: hoje são mais de 4 milhões de fãs no Facebook e o Instagram de maquiagem com maior número de seguidores no Brasil. Respondemos 100% dos comentários, criando uma forte relação com as consumidoras, apelidadas de “berês”.

Além disso temos diversas ações durante o ano, como o Dia do Beijo, que neste ano deu 30% de desconto na compra de batons para quem desse um “beijo libertador” dentro de uma loja Quem Disse, Berenice?. Outro projeto recente é o “retorna berê”, para incentivar as consumidoras a reciclarem as embalagens de seus produtos de maquiagem. Elas juntam cinco embalagens e trocam por um batom cremoso. Todas as embalagens são doadas para cooperativas de reciclagem homologadas pelo Grupo Boticário em todo o Brasil, incrementando a renda dos catadores que atuam nessas cooperativas.

Brazil Beauty News - Em que outros aspectos a sustentabilidade é vista e incentivada?

Juliana Fava - A loja do Shopping Cidade São Paulo conquistou recentemente a maior certificação internacional ambiental para varejo, o LEED Retail CI, que reconhece todo o esforço sustentável da loja dentro dos temas de eficiência energética, gestão de recursos hídricos, redução das emissões de gases de efeito estufa, melhoria da qualidade de ar interno e gestão de recursos naturais.

Brazil Beauty News - Os displays também funcionam como um incentivo à experiência e ao conhecimento dos produtos. Que outros benefícios o autosserviço tem trazido à marca?

Juliana Fava - A melhor maneira de fazer com que as consumidoras conheçam o produto é experimentando. Além de disponibilizar testers originais de todas as maquiagens, oferecemos aplicadores descartáveis e demaquilantes. Com isso, a consumidora se sente mais segura para provar várias cores e texturas, até encontrar a que ela mais gosta. Além disso, garantimos também o maior valor da nossa marca: a liberdade.

Brazil Beauty News - O comportamento das consumidoras muda de um Estado para outro?

Juliana Fava - No Nordeste, há maior procura por itens de perfumaria do que nos demais estados brasileiros, enquanto no Sul, as mulheres procuram muito os tons rosados para boca.

Brazil Beauty News - Quais são os produtos favoritos das brasileiras?

Juliana Fava - As brasileiras são fãs do efeito matte, seja no batom, que deixa a boca destacada e superpigmentada, ou na base, onde o acabamento sequinho combina bem com a pele oleosa, característica da maioria das brasileiras.

Brazil Beauty News - A estratégia de preço da Quem Disse, Berenice? visa atingir um grande público. Como a marca concilia qualidade e preços acessíveis?

Juliana Fava - A Quem Disse, Berenice? foi criada para trazer uma nova proposta para o mercado e ajudar a mulher a se livrar de regras que a aprisionam na hora de se maquiar. Queremos levar essa ideia de liberdade para o maior número de mulheres. Por isso, a acessibilidade dos produtos – seja em preço ou distribuição – sempre foi um fator-chave para a marca. O fato de fazermos parte de um grupo especialista em beleza nos dá suporte para desenvolver e oferecer produtos de qualidade e inovadores a um preço justo.