De olho na concorrência e nas oportunidades de crescimento, empresas brasileiras e internacionais têm investido na fidelização de clientes por meio do aroma. Especializada em alta perfumaria, a paulistana Mon Absolu desenvolve fragrâncias exclusivas e estratégias de marketing olfativo para seus clientes corporativos. Sua fundadora é a perfumista francesa Fanny Moreau, integrante da Sociedade Francesa dos Perfumistas Criadores. Segundo ela, a Mon Absolu vem sendo mais procurada para a criação de identidades olfativas durante a atual retração econômica. “As empresas consideram esse tipo de serviço importante para contornar a crise”, afirma Moreau.

Bruno Menezes, diretor comercial, e Fanny Moreau, fundadora da Mon...

Bruno Menezes, diretor comercial, e Fanny Moreau, fundadora da Mon Absolu

A Mon Absolu oferece também serviços de aromatização de pontos de venda, salas de reunião, halls e eventos, até produtos originais que as empresas podem repassar ao consumidor, como cartões perfumados, velas, sachês e perfumes sólidos. “O objetivo de uma mensagem olfativa é estreitar o vinculo emocional da empresa com seu cliente”, explica.

A identidade olfativa é a fragrância que traduz o DNA de uma marca. Seu desenvolvimento começa com uma reunião de briefing, passa por uma pesquisa de caminhos olfativos, testes da fórmula, aprovação e, por fim, um treinamento para a comunicação do perfume criado. A eficácia da estratégia tem a ver com a ligação entre o olfato e o cérebro – o cheiro tem o poder de evocar memórias e, com isso, provocar emoções. “A ideia é levar a mensagem visual e o reforço olfativo para a memória do cliente. Quanto mais vezes ele sentir a fragrância, mais haverá oportunidade de guardar a marca no sistema límbico, a região do cérebro responsável por funções ligadas à memória e às emoções”, explica o diretor comercial da Mon Absolu, Bruno Moreau de Menezes.

Os clientes são variados e pertencem aos setores financeiro, automobilístico, educacional, de luxo e alimentício. Um dos cases de sucesso foi a identidade olfativa criada para o modelo DS4, da Citroën. O desafio, segundo Fanny, era traduzir a esportividade e sofisticação do automóvel. “Os elementos escolhidos foram o couro e o limão siciliano, trabalhados em um acorde harmonioso para complementar a identidade do veiculo”, descreve Fanny.

O luxo e o requinte das joias do designer Ara Vartanian também inspiraram um aroma próprio, confeccionado pela Mon Absolu em uma edição limitada de velas perfumadas. “Usamos cardamomo e olibanum para transmitir a identidade do joalheiro de forma sofisticada”, afirma a perfumista.

Até mesmo o futebol do Flamengo ganhou uma fragrância, criada no fim da Copa do Brasil, em 2013, quando o time venceu o campeonato. O desenvolvimento foi uma verdadeira imersão para Fanny, que recolheu uma pequena porção do gramado do Maracanã e a levou para o laboratório. A identidade olfativa contou com notas ozônicas e um toque de pimentas cultivadas em Santa Catarina.

Orpheu Cairolli, perfumista fundador do NDO

Orpheu Cairolli, perfumista fundador do NDO

O desenvolvimento de fragrâncias é criterioso e envolve responsabilidade”, alerta Menezes. “Blends ou aromas que têm sua formulação inicial alterada trazem sérios riscos alergênicos, além de poluírem a qualidade geral do mercado e, consequentemente, a experiência do consumidor final.” Ele ressalta que o trabalho do perfumista é criterioso. “É fundamental trabalhar com profissionais que tenham sensibilidade, altos padrões de qualidade, infraestrutura e, sobretudo, ofereçam uma experiência de compra agradável”.

Pensando na qualificação do mercado, a Mon Absolu criou o NDO (Núcleo de Desenvolvimento Olfativo) para a capacitação de profissionais interessados nos negócios do universo dos aromas. As consultorias e treinamentos vão além das potencialidades do nariz e mostram a multissensorialidade, por meio da integração entre fragrâncias, cores, texturas, sons e sabores. De acordo com Orpheu Cairolli, consultor e perfumista que lidera o NDO ao lado de Moreau, a competitividade exige que os funcionários estejam bem preparados. “No treinamento, há procura por projetos técnicos de desenvolvimento, operação e qualidade de pessoal. Já na área de consultoria, o que se busca é um conhecimento mais aprofundado do mercado e o desenvolvimento de estratégias de diferenciação, que envolvem estudos de tendências e novos paradigmas sociais.

Moreau lembra o que o Brasil vive um momento promissor para a criação de fragrâncias, tendo como motor a demanda dos clientes por qualidade. “O país esta em busca de sua identidade de perfumaria nacional e o perfumista-criador está sendo mais valorizado”, comemora.