Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

Mon Absolu ajuda a fidelizar clientes com fragrâncias exclusivas

Capitaneada pela perfumista Fanny Moreau, a empresa oferece serviços de identidade olfativa e marketing sensorial para o universo corporativo

De olho na concorrência e nas oportunidades de crescimento, empresas brasileiras e internacionais têm investido na fidelização de clientes por meio do aroma. Especializada em alta perfumaria, a paulistana Mon Absolu desenvolve fragrâncias exclusivas e estratégias de marketing olfativo para seus clientes corporativos. Sua fundadora é a perfumista francesa Fanny Moreau, integrante da Sociedade Francesa dos Perfumistas Criadores. Segundo ela, a Mon Absolu vem sendo mais procurada para a criação de identidades olfativas durante a atual retração econômica. “As empresas consideram esse tipo de serviço importante para contornar a crise”, afirma Moreau.

Bruno Menezes, diretor comercial, e Fanny Moreau, fundadora da Mon (...)

Bruno Menezes, diretor comercial, e Fanny Moreau, fundadora da Mon Absolu

A Mon Absolu oferece também serviços de aromatização de pontos de venda, salas de reunião, halls e eventos, até produtos originais que as empresas podem repassar ao consumidor, como cartões perfumados, velas, sachês e perfumes sólidos. “O objetivo de uma mensagem olfativa é estreitar o vinculo emocional da empresa com seu cliente”, explica.

A identidade olfativa é a fragrância que traduz o DNA de uma marca. Seu desenvolvimento começa com uma reunião de briefing, passa por uma pesquisa de caminhos olfativos, testes da fórmula, aprovação e, por fim, um treinamento para a comunicação do perfume criado. A eficácia da estratégia tem a ver com a ligação entre o olfato e o cérebro – o cheiro tem o poder de evocar memórias e, com isso, provocar emoções. “A ideia é levar a mensagem visual e o reforço olfativo para a memória do cliente. Quanto mais vezes ele sentir a fragrância, mais haverá oportunidade de guardar a marca no sistema límbico, a região do cérebro responsável por funções ligadas à memória e às emoções”, explica o diretor comercial da Mon Absolu, Bruno Moreau de Menezes.

Os clientes são variados e pertencem aos setores financeiro, automobilístico, educacional, de luxo e alimentício. Um dos cases de sucesso foi a identidade olfativa criada para o modelo DS4, da Citroën. O desafio, segundo Fanny, era traduzir a esportividade e sofisticação do automóvel. “Os elementos escolhidos foram o couro e o limão siciliano, trabalhados em um acorde harmonioso para complementar a identidade do veiculo”, descreve Fanny.

O luxo e o requinte das joias do designer Ara Vartanian também inspiraram um aroma próprio, confeccionado pela Mon Absolu em uma edição limitada de velas perfumadas. “Usamos cardamomo e olibanum para transmitir a identidade do joalheiro de forma sofisticada”, afirma a perfumista.

Até mesmo o futebol do Flamengo ganhou uma fragrância, criada no fim da Copa do Brasil, em 2013, quando o time venceu o campeonato. O desenvolvimento foi uma verdadeira imersão para Fanny, que recolheu uma pequena porção do gramado do Maracanã e a levou para o laboratório. A identidade olfativa contou com notas ozônicas e um toque de pimentas cultivadas em Santa Catarina.

Orpheu Cairolli, perfumista fundador do NDO

Orpheu Cairolli, perfumista fundador do NDO

O desenvolvimento de fragrâncias é criterioso e envolve responsabilidade”, alerta Menezes. “Blends ou aromas que têm sua formulação inicial alterada trazem sérios riscos alergênicos, além de poluírem a qualidade geral do mercado e, consequentemente, a experiência do consumidor final.” Ele ressalta que o trabalho do perfumista é criterioso. “É fundamental trabalhar com profissionais que tenham sensibilidade, altos padrões de qualidade, infraestrutura e, sobretudo, ofereçam uma experiência de compra agradável”.

Pensando na qualificação do mercado, a Mon Absolu criou o NDO (Núcleo de Desenvolvimento Olfativo) para a capacitação de profissionais interessados nos negócios do universo dos aromas. As consultorias e treinamentos vão além das potencialidades do nariz e mostram a multissensorialidade, por meio da integração entre fragrâncias, cores, texturas, sons e sabores. De acordo com Orpheu Cairolli, consultor e perfumista que lidera o NDO ao lado de Moreau, a competitividade exige que os funcionários estejam bem preparados. “No treinamento, há procura por projetos técnicos de desenvolvimento, operação e qualidade de pessoal. Já na área de consultoria, o que se busca é um conhecimento mais aprofundado do mercado e o desenvolvimento de estratégias de diferenciação, que envolvem estudos de tendências e novos paradigmas sociais.

Moreau lembra o que o Brasil vive um momento promissor para a criação de fragrâncias, tendo como motor a demanda dos clientes por qualidade. “O país esta em busca de sua identidade de perfumaria nacional e o perfumista-criador está sendo mais valorizado”, comemora.

Amanda Mont’Alvão Veloso

Portfólio

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Cosmetics Inspiration & Creation
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Conquistando cada vez mais espaço nos últimos anos, o poder das pedras é novamente a tendência da vez, alimentada pela busca de vitalidade, bem-estar e plenitude. Essa busca vai muito além da noção de bem-estar físico ou psíquico. Sem dúvida, a tendência se intensificou por ter encontrado na sociedade hiperconectada um terreno fértil, onde (...)

+ informações

Seções