Na era das selfies e dos tutoriais de beleza no YouTube, o mercado de maquiagens aposta em dois direcionamentos fortes e contrastantes: um é o contouring, voltado para o destaque de luz, sombra e curvas do rosto, popularizado pela americana Kim Kardashian. O outro é partidário da pele naturalmente radiante e simula o cobiçado efeito “acordei desse jeito”, uma tendência que a Coreia do Sul exporta com sucesso para o mundo e que vem ganhando força também entre as brasileiras.

Camila Yu e Camila Coelho no lançamento da Missha no Brasil

Camila Yu e Camila Coelho no lançamento da Missha no Brasil

A coreana Missha, pertencente ao grupo Able C&C, chegou ao Brasil em outubro de 2015 e é das empresas pioneiras do chamado ‘K-Beauty’, ou conceito coreano de beleza, principalmente focado nos cuidados da pele. Com mais de uma década de existência em seu país de origem, a Missha afirma ter como pilares inovação, tecnologia avançada e rapidez nos resultados. A marca se consolidou com um extenso portfólio de mais de 600 produtos de skin care e maquiagem e se tornou uma referência em cosméticos que garantem uma pele saudável e naturalmente bonita.

Atualmente, os maiores mercados da Missha são Japão, EUA, México e China, mas a empresa também vem ganhando terreno no tradicional reduto cosmético europeu. No Brasil, o carro-chefe é o M Perfect Cover BB Cream, que promete ação hidratante, clareadora e firmadora, além de ajudar a cobrir manchas e poros. O produto era encontrado apenas no e-commerce da marca e na Drogaria Iguatemi, em São Paulo, mas recentemente passou a ser distribuído também nas unidades da Sephora.

Mesmo com a burocracia, os altos tributos e a instabilidade econômica do país, a Missha está decidida a driblar os obstáculos e investir no nicho de cuidados com a pele. “O mercado brasileiro interessou por ser bastante inexplorado nesse sentido e oferecer poucos produtos inovadores, com alta tecnologia e embalagens atraentes. Aqui, a cultura da prevenção de problemas da pele ainda é bastante escassa”, afirma Camila Yu, representante da marca no Brasil.

A eficácia dos ingredientes é largamente explorada nos multifuncionais da Missha, evidenciando a cultura coreana de priorizar os cuidados com a pele em relação à maquiagem. Segundo Yu, os produtos unem ingredientes foto-protetores com alto FPS, clareadores e regeneradores da pele a ativos para o cuidado de peles mistas e com poros dilatados, que estão sempre em demanda no Brasil, devido a seu clima predominante quente e úmido.

Atenta à legislação brasileira e às necessidades de consumo locais, a marca adaptou a fórmula coreana do BB Cream para atender aos critérios da Anvisa (Agência Brasileira de Vigilância Sanitária). “Não poderíamos trazer um produto que, embora faça muito sucesso em outros países, iria comprometer o resultado final e a eficácia. A formulação foi adequada ao tipo de pele e aos hábitos das consumidoras brasileiras. Em geral, elas ainda estão mais acostumadas a usar maquiagem para corrigir imperfeições do que a seguir uma rotina de cuidados preventivos com a pele”, explica Yu. Ela afirma que a ampliação da rede de distribuição para novos pontos de venda está nos planos da marca, além da expansão do portfólio de pré-maquiagens multifuncionais e outros produtos que são tendência no K-Beauty.

Antes mesmo de desembarcar no país, a Missha já tinha uma porta-voz oficial de peso: a beauty influencer Camila Coelho, que conhecia o BB Cream e difundia os benefícios do produto em seu blog Super Vaidosa. “Foi uma feliz coincidência, pois para nós, ela representa muito do DNA da marca – é uma mulher contemporânea que não perde a feminilidade”, comemora Yu.