Tendência em produtos para cabelos, os ativos antipoluição também são promissores nos cuidados com a pele. Um deles é o carvão ativado, principal ingrediente da Máscara Detox Clear Proof que a Mary Kay acaba de lançar no Brasil.

Produzido a partir da queima de certas madeiras, cascas de coco ou restos de cortiça a temperaturas superiores a 800°C, o carvão ativado tem origem vegetal e seu uso inclui esponjas esfoliantes, água micelar e máscaras de limpeza.

Segundo a fabricante, quando o carvão passa por um processo especial de aquecimento, ele se torna “ativado”, ou seja, mais poroso. A transformação permite que ele absorva até o dobro do seu peso em impurezas. Além disso, suas propriedades naturais desintoxicantes oferecem uma ação tripla, capaz de desobstruir os poros, absorver instantaneamente a oleosidade da pele e deixá-la mais clara.

Com fórmula antioleosidade e antipoluição, o lançamento possui também extratos botânicos e as argilas Caulinita e Bentonita, que ajudam a absorver o excesso de óleo e a minimizar a aparência dos poros. De acordo com a Mary Kay, elas também combatem os efeitos da poluição na pele ao agirem na absorção de poluentes.

Os extratos de alecrim e hortelã na formulação são responsáveis pela sensação de refrescância e pela secagem rápida do produto após a aplicação, segundo a marca. Já o extrato botânico de madressilva ajuda a suavizar e acalmar a pele.

Práticas por sua utilização em casa e eficientes nos resultados, as máscaras faciais são uma aposta crescente nas rotinas de beleza. A novidade da Mary Kay é indicada para peles oleosas e também para peles secas e normais, cuja oleosidade pode acentuar com o clima ou com as mudanças hormonais. O produto deve ser aplicado sobre a pele limpa e enxaguado totalmente com água morna após 20 minutos. O uso recomendado é de duas a três vezes por semana e um hidratante pode ser utilizado na sequência.