A cena poderia ter saído de um filme futurista: uma mulher tira de sua nécessaire uma pequena lata de aerossol. Ela aplica o spray colorido sobre suas unhas, vai até a torneira, lava as mãos e pronto – unhas feitas. A Aspa Cosméticos, marca grega que está presente no Brasil desde a década de 1950, visualizou este futuro há quase 40 anos.

Linhas de esmalte em spray da Aspa Cosméticos

Linhas de esmalte em spray da Aspa Cosméticos

Líder no segmento de sprays no país, a empresa criou, em 1977, seu primeiro esmalte em spray. O produto foi rejeitado, por não ser considerado prático na época. Em 1983, ela decidiu relançá-lo, mais uma vez sem sucesso. “A Aspa tem poder de desenvolvimento, criação e visão, mas às vezes lança produtos antes do seu tempo, que não são compreendidos pelo mercado”, diz o diretor da empresa, Demetre Giokaris.

Mas ao que tudo indica, esta é a hora e a vez do esmalte em spray. As recém-lançadas linhas ‘Spray-on’ e ‘Mais Cor, Meu Amor’ trazem nove variedades do produto. Para aplicá-lo, é necessário o uso de uma base, que também deve ser utilizada como cobertura. O excesso pode ser removido com água e sabão, esponja ou lenço umedecido. Ao contrário dos esmaltes convencionais, uma demão é suficiente e a secagem é rápida.

A nova tecnologia empolgou as brasileiras, já acostumadas com a grande quantidade de lançamentos no segmento de cuidados para as unhas. Desde 2011, os esmaltes lideram o ranking brasileiro de Desenvolvimento de Novos Produtos na divisão de maquiagem, respondendo por quase 60% do total, segundo a Mintel. Só em 2015, eles movimentaram mais de R$ 600 milhões, com cinco milhões de unidades vendidas, de acordo com o Euromonitor. O resultado colocou o país em segundo lugar na lista dos maiores mercados mundiais, atrás apenas dos EUA.

Mas para inovar nesse setor, é necessário ir além das cores e texturas. “Os fabricantes estão trabalhando sempre em cores semelhantes, com pequenas variações e nomes diferentes. Creio que não querem deixar a zona de conforto. Muitas novidades podem ser lançadas, mas tudo tem seu custo e risco”, afirma Giokaris.

A fabricante paulistana de perfumes e cosméticos, Luxor Cosmetic, enxerga a relação risco-recompensa de forma semelhante. A marca apresentou recentemente a fita líquida ‘Vapt Vupt’, que facilita a remoção do excesso de esmalte. Aplicada ao redor das unhas antes da esmaltação, ela forma uma fina película, evitando que o esmalte entre em contato direto com a pele. Depois, basta puxá-la lentamente, com a ajuda de uma pinça ou palito, dispensando o removedor para a limpeza de cantos e borrões.

Procuramos trazer ao mercado produtos que agregam à rotina da mulher brasileira”, conta Jan de Oliveira Marques, diretora comercial da Luxor. Artigos semelhantes também já são comercializados por outras empresas nacionais, como Hits Speciallità, SR Unhas e Pérola.

Quem também resolveu apostar em cuidados para as unhas foi a Eudora. Fundado em 2011, o braço do Grupo Boticário lançou só agora sua primeira linha de esmaltes, a ‘Absoluto 10 em 1’. A estratégia da Eudora para entrar nesta categoria tão competitiva foi desenvolver esmaltes que, além de prometerem dez benefícios – como máxima cor, longa duração e vitamina E –, fazem um par perfeito com as cores dos batons da linha Lip Deluxe. “É uma tendência internacional”, garante Daniel Knopfholz, diretor geral da Eudora.