Flavio Unikowsky, Cosmogen

Flavio Unikowsky, Cosmogen

Brazil Beauty News - A Cosmogen começou a operar no Brasil há apenas quatro anos. Hoje o país já representa 15% do volume de negócios da empresa. Quais as razões desse sucesso?

Flavio Unikowsky - O mercado brasileiro de cuidados pessoais, incluindo tratamentos para pele e cosméticos cores, cresceu muito nos últimos cinco anos. Embora o mercado - em particular o segmento de maquiagem - esteja altamente concentrado nas mãos de um punhado de grandes companhias, temos observado que muitos segmentos estão crescendo rapidamente. A Cosmogen forneceu a essas empresas uma ampla carteira de embalagens e aplicadores que ofereciam um diferencial em relação aos concorrentes. Apesar de ter dado sinais de fraqueza recentemente, o mercado continua registrando um sólido crescimento e algumas companhias e segmentos ainda apresentam taxas de expansão impressionantes.

Brazil Beauty News - Dizem que o acesso ao mercado brasileiro é extremamente difícil para empresas estrangeiras.

Flavio Unikowsky - É verdade. Concretamente, as dificuldades provêm das elevadas tarifas alfandegárias que incidem sobre as importações e das barreiras técnicas que freiam as trocas comerciais, mas também da ausência de uma cultura de comércio internacional. Na época da hiperinflação [1], era muito arriscado comprar em moeda estrangeira. Outro fator é a importância das vendas diretas no Brasil. A confiabilidade - e eficiência - da cadeia de abastecimento é um fator determinante para o sucesso nesse setor, e uma boa maneira de alcançar esse objetivo é usar recursos nativos. No entanto, com a crescente concorrência de marcas estrangeiras de luxo e o salto de qualidade dos produtos locais, os fabricantes brasileiros de cosméticos têm se interessado cada vez mais por inovações e tipos diferenciados de embalagem, inclusive pelos que são produzidos por empresas estrangeiras.

Mas a verdade é que o Brasil ainda é um país muito focalizado na produção local.

Brazil Beauty News - Isso significa que a Cosmogen terá que produzir no Brasil para conquistar maior espaço no mercado?

Flavio Unikowsky - É uma das opções que estamos contemplando. Como a Cosmogen não opera nenhuma fábrica própria, a empresa tem a possibilidade de produzir em qualquer lugar do globo. Essa flexibilidade é um dos nossos pontos fortes e já começamos a procurar pelos parceiros ideais.