Líder nacional – e uma das maiores empresas do mundo – no fornecimento de embalagens de vidro para a indústria de perfumaria e cosméticos, a brasileira Wheaton foi anunciada como uma das vencedoras da WorldStar 2024, a mais importante competição global de embalagens, que é realizada pela World Packaging Organisation (WPO).

A WorldStar, além de ser uma das premiações mais tradicionais do setor, valida o compromisso da empresa com a qualidade e inovação, evidenciando a sua capacidade de se destacar em meio a concorrentes globais. Ser reconhecida pela World Packaging Organisation reforça toda expertise da Wheaton na fabricação de embalagens de vidro no cenário internacional, consolidando sua posição como uma empresa de vanguarda no setor”, afirma a gerente de marketing Caroline Mass.

A embalagem premiada foi criada para a fragrância Humor Transforma, lançamento de 2023 da Natura. Mass conta que seu desenvolvimento foi desafiador. “A marca buscava uma embalagem que estivesse em sintonia com as novas gerações e com o mundo em constante transformação. A ideia era capturar as múltiplas facetas da vida, inspirada no encontro com os diferentes jeitos de existir e na coragem de ser autêntico e ousar, e em pessoas que desejam fazer do mundo em um lugar mais leve, diverso e verdadeiramente inclusivo”.

Técnica de pintura multicolors cria frascos únicos e conexão emocional com o produto

Para responder a essas demandas, a Wheaton utilizou soluções inovadoras. “Além de um design moderno e arrojado, a embalagem possui uma pintura orgânica multicolors, uma técnica que proporciona uma coloração excepcional e exclusiva aos frascos. A aplicação de três cores de maneira imprevisível e aleatória resulta em uma composição singular. Cada frasco é verdadeiramente único, jamais havendo uma duplicação exata”, explica a gerente de marketing.

Ela fala que esse diferencial torna a embalagem atrativa aos canais de comercialização, já que cada consumidor terá um frasco diferente, criando uma conexão emocional com o produto. “Essa liberdade de design desperta o instinto de conquista e o desejo de apoderar-se da sua exclusividade e identificação pessoal, além do senso de escassez, que contribui para um ótimo desempenho nas prateleiras”.

Os aspectos sustentáveis da embalagem também são ponto importante, segundo Mass. “O frasco é produzido com biometano, um biocombustível produzido a partir do reaproveitamento sustentável de resíduos urbanos, e contém vidro reciclado pós-consumo (PCR), reduzindo o impacto ambiental, economizando matérias-primas e energia”.

Mercado competitivo e desafiador de embalagens para HPPC

Entre as 435 embalagens de 41 países inscritas na WorldStar 2024, o frasco de Humor Transforma foi o único premiado na categoria que engloba perfumaria e cosméticos. “A possível razão para a relativa falta de destaque nesse setor específico pode estar associada à natureza desafiadora e competitiva do mercado de embalagens para perfumaria, cosméticos e cuidados pessoais. Esse segmento frequentemente exige inovações estéticas, funcionais e sustentáveis, e é sempre um grande desafio desenvolver novos produtos”.

A cerimônia de premiação da WorldStar 2024 acontecerá no mês de junho, na Tailândia, durante a ProPak Asia. “Ao receber o WorldStar, a Wheaton ganha prestígio e reconhecimento no cenário internacional, o que pode atrair a atenção de potenciais clientes e parceiros globais, facilitando a entrada em novos mercados”, diz a gerente de marketing, lembrando que um dos objetivos da Wheaton é dobrar suas exportações no período de três anos, indo dos atuais 10% para 20% do total do negócio.