O bisfenol A, ou BPA, está proibido nas mamadeiras distribuídas na União...

O bisfenol A, ou BPA, está proibido nas mamadeiras distribuídas na União Europeia (UE), nos Estados Unidos e no Canadá. © Alena Ozerova / shutterstock.com

Após uma reavaliação completa lançada em 2012 sobre esta substância, possível causadora de transtornos do sistema endócrino, a EFSA recomenda dividir por doze o limite de segurança da exposição humana: a dose diária tolerável deve ser de 4 microgramas (μg) por quilograma de peso corporal, contra 50 μg atualmente, recomenda. No entanto, de qualquer forma a exposição real a esta substância já é "de três a cinco vezes inferior" a este novo nível sem risco, disse a EFSA.

O bisfenol A, ou BPA, está proibido desde 2011 nas mamadeiras distribuídas na União Europeia (UE) e é utilizado nas embalagens de plástico para alimentos, garrafas de água e recibos de caixas eletrônicos.

A agência salienta, contudo, a "incerteza sobre os efeitos potenciais do BPA nas glândulas mamárias, assim como nos sistemas reprodutor, metabólico, neurocomportamental e imunológico", assim como seus possíveis efeitos indesejáveis com altas doses "nos rins e no fígado". Esses efeitos, assim como a possível incidência no desenvolvimento do câncer, em particular o de mama, "são considerados pouco prováveis, mas não podem ser excluídos". O BPA "também pode ter efeitos nas glândulas mamárias dos animais".

Insuficientes dados da exposição cutânea

Os especialistas da EFSA reconhecem igualmente que não têm dados suficientes da exposição cutânea, o que, segundo um deles, Trine Husoy, "aumenta a incerteza que cerca as estimativas relacionadas aos recibos de caixas eletrônicos e aos cosméticos".

Mas a agência garante que considerou todas essas dúvidas ao reavaliar a dose diária tolerável.

A agência também pede paciência ao que se opõem ao BPA, entre eles as autoridades francesas, que proibiram seu uso em todas as embalagens alimentícias, até que todas as dúvidas sejam esclarecidas. Para "responder a uma grande quantidade de perguntas", a EFSA espera a publicação "dentro de dois ou três anos" dos resultados de um estudo de toxicologia realizado nos Estados Unidos.

Em um relatório intermediário publicado em janeiro de 2013, a EFSA estimava que o BPA poderia ser nocivo.