Tem sido um ano importante para as chamadas perfumarias de "nicho", as fabricantes menos conhecidas e mais exclusivas, que criam produtos customizados para um público seleto. Iremos falar de alguns dos maiores desenvolvimentos de 2014 e de alguns dos nomes mais empolgantes da indústria.

Kilian

"Expansão" tem sido a palavra-chave para Kilian Hennessey este ano. O especialista em fragrância anunciou uma nova linha de butiques na Europa e Oriente Médio, que irão se juntar às lojas de Nova York e Moscou. Ele também lançou uma linha de joias chamada Studio 54 (de 190 a 270 euros), que foi criada para ser completada com uma das 35 fragrâncias da marca.

A coleção de joias "Studio 54", da Kilian ©Kilian

A coleção de joias "Studio 54", da Kilian ©Kilian

Mark Buxton

O perfumista britânico Mark Buxton tem andado bem em 2014, mas o destaque do ano é necessariamente a essência que criou em parceria com a perfumaria de Paris Nose em homenagem ao filme de Wes Anderson O Grande Hotel Budapeste. Batizada de Eau de Panache, a essência é uma reprodução do perfume usado pelo personagem Monsieur Gustave H, interpretado por Ralph Fiennes. Na vida real, o perfume é deslumbrante, infelizmente, você nunca irá poder sentir o cheiro, a não ser que seja amigo do Wes.

Le Labo

Este foi mais um ano importante para a marca de Nova York Le Labo, a qual deu o que falar no início do mês quando foi comprada pela Estée Lauder. A perfumaria faz parte de uma tendência maior, com os perfumes exclusivos sendo cada vez mais notados pelos gigantes da indústria de cosméticos. E a Lauder agiu com rapidez mais uma vez, comprando outra marca independente, a Editions de Parfums Frédéric Malle.

Byredo

A perfumaria sueca foi criada em 2006 por Ben Gorham e foi um dos maiores sucessos da indústria de perfumes exclusivos na última década. Este ano, a Byredo conseguiu uma nova imagem graças à M/M (Paris) e também lançou um perfume chamado "Mojave Ghost", inspirado no deserto.

Maison Francis Kurkdjian

O perfumista baseado em Paris elaborou a essência assinatura para a Bienal dos Antiquários de Paris. Ele criou várias novas fragrâncias para sua marca epônima, e também lançou o "Globe Trotter" um conceito de mala de viagem aromatizada (com acabamentos em ouro e zinco), que pode ser levado no avião como bagagem de mão.