Oito empresas brasileiras participaram na mais recente edição da in-cosmetics, a maior feira internacional de ingredientes para higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo, de 12 a 14 de abril de 2016, em Paris, na França. A feira in-cosmetics reúne por volta de 780 expositores originários de mais de 40 países e atrai 9.700 visitantes, dentre os quais fabricantes de produtos acabados, distribuidores, consultores e empresas de fragrâncias.

Empresas brasileiras estiveram presentes em pavilhão organizado por meio do projeto setorial Beautycare Brazil - uma realização da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) - com o apoio da Embaixada do Brasil na França.

O pavilhão brasileiro contou com a participação de representantes das empresas Allergisa, AQIA, Atina Ativos Naturais, Assessa, Citróleo, Nanovetores, Plantus e Pure Kemika Brasil. Segundo dados fornecidos pela ABIHPEC, em três dias de evento, as participantes realizaram mais de 1,1 mil contatos comerciais, principalmente, com representantes da Europa e da Ásia, que devem ser convertidos em mais de US$ 9,8 milhões em negócios para os próximos 12 meses.

De acordo com Zelita Rocha, da Plantus, “mais uma vez, a in-cosmetics se revelou um sucesso. No primeiro dia, pela manhã, o evento já se pagou. Fechamos diversos contratos e mais acordos para comercialização no próximo ano”. Eduardo Roxo, da Atina Ativos Naturais, destaca a presença de visitantes de outras regiões, “principalmente da Ásia, de países como Coreia, Indonésia, Filipinas e China”. Sergio Antônio Fernandes, da AQIA, comenta a intensa movimentação de “clientes importantes e contatos com novos distribuidores. Suplantou, inclusive, outros anos”.

Com o sucesso da participação na feira este ano, as oito empresas do Beautycare Brazil já informaram que devem retornar à in-cosmetics em 2017. Gueisa Silvério, gerente do projeto setorial, lembra que “a participação no evento é uma ótima oportunidade para ampliar a visibilidade dos produtos brasileiros e impulsionar ainda mais o segmento de ingredientes da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no exterior”.