Premium Beauty News - Com mais de 6 mil referências realizadas para grandes marcas internacionais, a Aesthete é uma das mais prestigiosas agências de design. Por que essa reorganização?

Thierry de Baschmakoff - Porque as necessidades dos clientes evoluíram tremendamente, assim como o que eles esperam de uma agência de design. Precisávamos repensar nossa maneira de trabalhar para que a oferta de serviços ficasse mais clara, capitalizando as nossas competências fundamentais e as diversas expertises que adquirimos ao longo dos anos. Hoje, uma agência de design não cria apenas formas – ela é um elemento central para agregar valor à marca.

Por isso, reestruturamos nossa oferta de criação com base em três módulos:

- o Studio, alicerce do sistema de criação da agência desde sua fundação, há 30 anos; reconhecido por sua expertise no design de produtos de luxo, o Studio conquistou clientes como Guerlain, Jimmy Choo, Versace e Dior, entre outros.
- o Brand Machine, serviço dedicado à construção de uma identidade e uma imagem para as marcas, bem como à sua valorização; a oferta de serviços abrange desde a criação global até o relançamento de marcas adormecidas e o reposicionamento ou a diversificação de marcas; esse é também o espaço no qual ajudamos marcas locais a construir uma identidade internacional, para que possam conquistar outros países.
- o EATS, sigla de Extrude Along The Spline – uma incubadora de talentos por meio da qual damos suporte a jovens criadores, nos moldes de uma start-up.

Premium Beauty News - A construção da identidade das marcas vem se tornando um elemento central da profissão de designer, não?

Thierry de Baschmakoff - Sim. Isso reflete, por um lado, a crescente tendência de ver as marcas como os mais poderosos fatores de criação de valor e, por outro lado, uma evolução natural da profissão. O design é um componente essencial da identidade das marcas, embora não seja o único. Desse ponto de vista, o segmento de perfumaria é um caso exemplar: cada lançamento é uma nova ocasião para contar uma história quase que inteiramente inédita.

Ao longo dos anos, e com o crescente renome conquistado pela agência, fomos levados a atuar em diversos setores que ultrapassam as fronteiras do design propriamente dito e, nesse processo, desenvolvemos competências internas ou recorremos a especialistas externos. Graças à associação dessas experiências, adquirimos um know-how relativamente raro, que desdobramos em dez fases de atuação. Essas operações podem ser realizadas integralmente pela agência – seja com as equipes internas, seja com a participação de parceiros. Outro elemento importante é que, por sermos uma agência de design, oferecemos um diferencial: a capacidade de executar projetos.

Premium Beauty News - Para que marcas a agência trabalhou no desenvolvimento da noção de identidade?

Thierry de Baschmakoff - Uma de nossas primeiras experiências foi o desenvolvimento dos perfumes Bulgari. Nosso objetivo era criar espaço para uma marca independente, e não apenas lançar uma "versão perfumada" das joias Bulgari.

Vale a pena citar também o trabalho que realizamos para a marca britânica Atkinsons. Criada em 1799 em Londres, a Atkinsons tinha uma personalidade forte, mas precisava ser relançada. Analisando sua história e seus valores, tivemos a ideia de criar o brasão que hoje é totalmente indissociável de sua identidade.

A lista é longa, mas gostaria de mencionar, por último, a marca internacional "The Different Company", inteiramente criada pela agência, tendo como característica a possibilidade de se expressar em diversos setores.

Premium Beauty News - Comparado com o Studio e o Brand Image, dois módulos voltados para as grandes marcas, o EATS é um universo totalmente diferente.

Thierry de Baschmakoff - Sim, é um espaço de liberdade e prospecção. Com essa incubadora de talentos, queremos contribuir para revelar uma nova geração de designers. Para nós, é também uma forma de continuar a imaginar, criar e inovar, apesar da conjuntura difícil. O EATS trabalha com a criação, o desenvolvimento, o design e a extrusão de objetos do nosso dia a dia contemporâneo, bem como de objetos que farão parte da nossa vida no futuro. Foi essa estrutura que acolheu a equipe responsável pela criação da OBO, uma nova marca de perfumes que vem dando o que falar, com sua proposta de aplicadores portáteis em forma de bijuteria.