Louis Neltner, Diretor de Pesquisa e Inovação, Grupo Solvay - photo © Renauld...

Louis Neltner, Diretor de Pesquisa e Inovação, Grupo Solvay - photo © Renauld Xavier

O Grupo Solvay abriu recentemente no Brasil seu primeiro laboratório de biotecnologia industrial com o propósito de ampliar o desenvolvimento de inovações ligadas à química sustentável.

O laboratório tem como foco principal a pesquisa de novos processos e moléculas derivados da biomassa e a sua transformação em soluções inovadoras para atender aos mercados de atuação da empresa. Totalmente integrado, o laboratório é capaz de cobrir toda a cadeia de valor de biomassa, desde a sua caracterização até a fase de obtenção de novas moléculas e soluções.

Em linha com a estratégia global de inovação da Solvay, a criação no Brasil desse novo laboratório foi uma escolha natural da direção do grupo. “O Brasil é uma região privilegiada no mundo para o desenvolvimento de uma economia a partir de recursos renováveis. O país reúne todas as condições exigidas, como cadeias agrícolas competitivas e sólido conhecimento científico na área de biotecnologia. Esses ativos relevantes apoiam nossas ambições de aumentar o nosso portfólio de inovações com base em recursos renováveis”, afirma Louis Neltner, vice-presidente de Pesquisa e Inovação do Grupo Solvay.

A nova unidade já nasce com um sólido programa de pesquisas em andamento, que inclui projetos nas áreas de aromas e fragrâncias, materiais inorgânicos, surfactantes, solventes e derivados de celulose.

O IBL terá um papel importante no Grupo Solvay para incrementar as inovações sustentáveis, um dos pilares do crescimento da empresa. “Este laboratório está sendo lançado com base no alinhamento de nossa estratégia de inovação com as oportunidades oferecidas pelo país nessa área, em um cenário altamente cooperativo”, afirma Thomas Canova, diretor de Pesquisa e Inovação do Grupo Solvay na América Latina.