O AD-RESYL, novo princípio ativo natural patenteado pela Silab, proporciona conforto e resiliência a peles atópicas. A molécula foi desenvolvida com o objetivo específico de prevenir sinais clínicos de dermatite atópica e de prolongar os períodos de remissão, como complemento de corticoterapias.

"Com o lançamento do AD-RESYL, a Silab oferece uma abordagem dermocosmética para as dermatites atópicas", explica Brigitte Closs-Gonthier, diretora-geral adjunta responsável pelo setor de Pesquisas. "O objetivo era diminuir a frequência das crises inflamatórias, com uma molécula que atendesse aos nossos critérios: eficácia, procedência natural e segurança".

A eficácia do AD-RESYL foi demonstrada por uma série de testes in vitro e in...

A eficácia do AD-RESYL foi demonstrada por uma série de testes in vitro e in vivo. - Foto: © Silab

Para o lançamento, nada menos que 57 matérias-primas passaram pelo crivo da Silab. No final, o laboratório selecionou um extrato de Ophiopogon japonicus (grama-preta), planta tuberosa originária da China e da Coreia do Sul, conhecida por sua resistência à seca.

A eficácia do AD-RESYL foi demonstrada por uma série de testes in vitro e in vivo. Nos ensaios in vitro, a Silab usou modelos 3D que reproduzem um tecido cutâneo com dermatite atópica. Os testes in vivo foram realizados em grupos de sujeitos caucasianos e asiáticos, incluindo crianças e adultos.

"O AD-RESYL oferece uma resposta às numerosas exigências de pacientes que buscam tratamento e conforto para restabelecer a saúde da pele: eficácia clinicamente comprovada, excelente tolerância cutânea e matéria-prima natural controlada", explica a Silab.

Dobrar o faturamento em cinco anos

O AD-RESYL é fruto de mais de cinco anos de pesquisas desenvolvidas por equipes multidisciplinares formadas por biólogos moleculares, profissionais de bioinformática, clínicos especializados e engenheiros de processos.

Na esteira dessa inovação, a Silab pretende realizar investimentos de longo prazo para atender aos mercados de dermocosméticos e produtos dermatológicos. "Estamos convencidos de que o mercado de cuidados da pele está caminhando para uma crescente medicalização", explica Xavier Gaillard, diretor-geral adjunto da Silab. "Hoje, o foco é cada vez menor na beleza e cada vez maior no conforto".

Para que as competências desenvolvidas no tratamento de peles sadias pudessem ser transpostas para os problemas de peles fragilizadas, a Silab criou o Silab Softcare. Esse novo departamento da empresa ficará encarregado das pesquisas, da produção e da comercialização de princípios ativos naturais inovadores, especialmente desenvolvidos para tratar distúrbios dermatológicos, com o objetivo de restabelecer a homeostasia da pele. "A Silab Softcare conta com a expertise, a capacidade de inovação e a reatividade de organização desenvolvidas pela Silab", declara a empresa.

A expectativa dos dirigentes é que a Silab Softcare contribua consideravelmente para o objetivo fixado pela empresa: multiplicar por dois o faturamento (40 milhões de euros em 2015, sendo 60% fora da França) nos próximos cinco anos.