Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ciência e P&D

Silab evidencia modificações na microbiota de peles caucasianas de mulheres maduras

Na esteira do lançamento do Ecobiotys, novo ativo destinado a regular a microbiota cutânea, a Silab anunciou a descoberta de fatores determinantes que caracterizam a microbiota de peles maduras.

Colheita de amostras da microbiota da pele durante o estudo realizado pelas (...)

Colheita de amostras da microbiota da pele durante o estudo realizado pelas equipes de pesquisa do polo de biologia molecular da plataforma microbiota da Silab.

Com base na análise da microbiota do tecido cutâneo de um grupo de mulheres caucasianas [1], os cientistas da Silab conseguiram evidenciar as transformações que ocorrem na pele com o passar dos anos. Os pesquisadores da divisão de Biologia Molecular da plataforma de microbiotas da Silab coletaram amostras de pele na testa de dois grupos de mulheres originárias da Europa Ocidental, todas com pele sadia. Um grupo era formado por jovens com idade entre 21 e 31 anos, e o outro, por mulheres na faixa de 54 a 69 anos. Em seguida, as comunidades bacterianas das amostras foram analisadas, sequenciadas e comparadas.

A análise bioinformática dos dados obtidos evidenciou que, no processo de envelhecimento, há uma modificação na repartição da microbiota. Os pesquisadores demonstraram que a estrutura global da microbiota era diferente entre os dois grupos etários, constatando também variações interpessoais mais altas nas mulheres maduras. Além disso, a análise da composição taxonômica mostrou um aumento de proteobactérias e, ao mesmo tempo, uma diminuição das actinobactérias na pele das mulheres mais velhas. As peles maduras apresentavam um aumento significativo de Corynebacterium e uma redução da abundância relativa de Propionibacterium. Os resultados do estudo foram publicados no Journal of Applied Microbiology, após um processo de revisão por especialistas da área [2].

"Estudos realizados na Ásia com um painel de mulheres já haviam mostrado uma modificação da microbiota da pele durante o processo de envelhecimento. No entanto, como cada população, em razão do modo de vida que lhe é próprio, apresenta um sistema microbiano diferente, a comunidade científica estava interessada em desvendar os desequilíbrios da microbiota cutânea provocados pela idade, especificamente em mulheres caucasianas", explica Romain Jugé, gerente de projeto em P&D da Silab.

Segundo a empresa, esses resultados poderão ser o ponto de partida para o desenvolvimento de novos tratamentos para reequilibrar a microbiota da pele, que sofre alterações ao longo do processo de envelhecimento.

Inicialmente, graças aos resultados obtidos no processo de modelização in vivo, a Silab selecionou painéis de voluntárias a fim de consubstanciar por metassequenciamento a eficácia do Ecobiotys, produto derivado do néctar da Hoya carnosa, ou flor-de-cera. O objetivo específico do Ecobiotys é reequilibrar a repartição das comunidades bacterianas das peles maduras, reforçando as barreiras imunitária e mecânica.

V.G.
(Tradução: Maria Marques)

Observações

[1A amostra era composta de 17 jovens (21-31 anos) e 17 mulheres mais velhas (54-69 anos)

[2Romain Jugé, Pauline Rouaud-Tinguely, Josselin Breugnot, Katia Servaes, Christine Grimaldi, Marie-Paule Roth, Hélène Coppin, Brigitte Closs, "Shift in skin microbiota of Western European women across aging", Journal of Applied Microbiology, setembro de 2018; 125(3):907-916.

© 2018 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Thermolat: novo ingrediente da Symrise tem ação aquecedora

Thermolat: novo ingrediente da Symrise tem ação aquecedora

O novo princípio ativo sensorial da Symrise proporciona uma suave sensação de calor sobre a pele, semelhante à de um raio de sol. Com o nome de Thermolat, ele foi desenvolvido para entrar na composição de cremes, géis e bálsamos e produz efeitos duradouros, com a vantagem de não provocar sensação de ardência ou queimação. "Comparado com o (...)

+ informações
Palavra de especialista
Gesturecare. Molde a sua beleza natural.

Lipotec - Lubrizol
Gesturecare. Molde a sua beleza natural.

Atualmente, os exercícios faciais vêm sendo incorporados pelas academias e personal trainers, e muitas celebridades vêm defendendo a atividade. Aqueles que já a praticaram garantem resultado em poucos dias: maior brilho e uma aparência mais saudável e a longo prazo, os resultados podem ser incríveis. Há um forte interesse nessa crescente (...)

+ informações

Seções