Subligana è um extrato titulado de Harungana madagascariensis, um árvore...

Subligana è um extrato titulado de Harungana madagascariensis, um árvore originária das Madagascar e conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. - Foto: courtesy of Seppic

Cerca de 80% das pessoas na faixa etária de 11 a 30 anos têm ou tiveram problemas de acne em algum momento da vida. Apesar da forte demanda por soluções naturais, até hoje poucos produtos se mostraram eficazes.

Estudos recentes revelaram que o aumento do estresse oxidativo sistêmico e cutâneo muitas vezes contribui para o aparecimento da acne. Com base nesses resultados, os pesquisadores da Serdex, filial da Seppic desde janeiro de 2017, analisaram uma série de moléculas presentes na flora de Madagascar, que há vários anos vem sendo estudada pela empresa.

Ingrediente ativo natural

O fruto dessas pesquisas é o Subligana, extrato titulado de Harungana madagascariensis, árvore originária das regiões centro e leste de Madagascar e conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

O Subligana foi especialmente desenvolvido pela Serdex para combater manchas cutâneas e espinhas, ou simplesmente para quem busca uma pele lisa e homogênea.

Também conhecida como haronga ou mutune, a Harungana madagascariensis é tradicionalmente usada em Madagascar, sendo também encontrada em diversos países africanos, para os quais emigrou em razão de suas numerosas propriedades medicinais. A decocção de folhas é usada contra asma e problemas cutâneos, enquanto o suco da folha é empregado como cicatrizante.

O mecanismo de ação do Subligana associa efeito calmante (inibição da lipase, regulação de IL-10 & IL-12), efeito antioxidante (proteção contra a peroxidação lipídica) e efeito contra o Propionibacterium acnes.

A empresa realizou testes com grupos de adolescentes que apresentavam pele com tendência à acne e constatou uma redução significativa do número de cravos fechados após 28 dias de utilização do Subligana, em comparação com um grupo que recebeu placebo.

Cadeia de produção sustentável

Em linha com as ações desenvolvidas anteriormente pela Serdex em Madagascar, toda a cadeia de abastecimento foi estruturada com base no princípio de sustentabilidade. As folhas de Harungana madagascariensis, provenientes da região de planaltos de Madagascar, são obtidas com a implementação de boas práticas de colheita, garantindo a estabilidade e reprodutibilidade da composição fitoquímica.

Para reforçar o compromisso com a sustentabilidade, a Serdex desenvolveu um sistema de repartição justa e equitativa dos benefícios, em conformidade com o Protocolo de Nagoya.

Para completar, o Subligana está listado no Inventory of Existing Cosmetic Ingredients in China (IECIC) e respeita o referencial Cosmos para cosméticos naturais e orgânicos.