Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

SEPPIC lança o primeiro princípio ativo derivado de cultura celular de macroalgas

A BiotechMarine, filial da SEPPIC especializada em substâncias naturais bioativas extraídas de algas e plantas marinhas, desenvolveu uma nova tecnologia para a cultura de células de macroalgas em laboratório. O primeiro ingrediente produzido com essa tecnologia é o Ephemer, antioxidante obtido de gametófitos da alga Undaria Pinnatifida.

Baseado na cultura in vitro de células de macroalgas marinhas, a tecnologia CELEBRITY™, da SEPPIC, abre caminho para uma nova fonte marinha de princípios ativos usados em cosméticos. É fato que a biodiversidade marinha contém milhares de espécies de macroalgas – por exemplo, as águas em torno do arquipélago de Bréhat, não muito longe da sede da BiotechMarine, contêm centenas de espécies. Graças à nova tecnologia desenvolvida pela empresa, será possível constituir um banco de células de macroalgas com base em numerosas espécies, que em seguida serão analisadas para revelarem sua composição e seus efeitos para a pele.

© BiotechMarine e Heos Marine

© BiotechMarine e Heos Marine

"O objetivo é descobrir os benefícios proporcionados por macroalgas raras ou pouco conhecidas. Nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento desenvolveu métodos exclusivos que possibilitam a cultura de células de macroalgas. Trata-se de uma inovação importante para o segmento de princípios ativos destinados aos cosméticos", explica Erwan Le Gélébart, gerente de projeto P&D da BiotechMarine.

Lançamento do primeiro ingrediente ativo em 2015

Essa tecnologia, inédita no mundo, já começa a dar frutos: a empresa desenvolveu o Ephemer, antioxidante que será apresentado em abril, na próxima edição do salão in-cosmetics, em Barcelona.

© BiotechMarine

© BiotechMarine

O Ephemer é obtido a partir de gametófitos da alga Undaria Pinnatifida. Nessa fase transitória do ciclo de vida, as células da alga apresentam alta concentração de moléculas antioxidantes. Segundo a SEPPIC, "o Ephemer protege a pele durante pelo menos 24 horas, agindo nas mitocôndrias que, temporariamente, passam a produzir menos radicais livres. Após 8 dias, o Ephemer preserva o DNA mitocondrial, que é fundamental para o funcionamento dessas estruturas celulares".


Vincent Gallon
Tradução: Maria Marques

Portfólio

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Thermolat: novo ingrediente da Symrise tem ação aquecedora

Thermolat: novo ingrediente da Symrise tem ação aquecedora

O novo princípio ativo sensorial da Symrise proporciona uma suave sensação de calor sobre a pele, semelhante à de um raio de sol. Com o nome de Thermolat, ele foi desenvolvido para entrar na composição de cremes, géis e bálsamos e produz efeitos duradouros, com a vantagem de não provocar sensação de ardência ou queimação. "Comparado com o (...)

+ informações
Palavra de especialista
Inovação genderless baseada na neurociência

John Jiménez
Inovação genderless baseada na neurociência

A história da dança tem sido cheia de inovação, desde as primeiras criações de balé de Jean Georges Noverre, a dança moderna de Isadora Duncan, Martha Graham, Rudolph Nureyev e Pina Bausch até as interpretações modernas de Yanis Marshal, finalista da Britain’s Got Talent. A aclamada revista Science lançou durante alguns anos o concurso "Dance (...)

+ informações

Seções