Baseado na cultura in vitro de células de macroalgas marinhas, a tecnologia CELEBRITY™, da SEPPIC, abre caminho para uma nova fonte marinha de princípios ativos usados em cosméticos. É fato que a biodiversidade marinha contém milhares de espécies de macroalgas – por exemplo, as águas em torno do arquipélago de Bréhat, não muito longe da sede da BiotechMarine, contêm centenas de espécies. Graças à nova tecnologia desenvolvida pela empresa, será possível constituir um banco de células de macroalgas com base em numerosas espécies, que em seguida serão analisadas para revelarem sua composição e seus efeitos para a pele.

© BiotechMarine e Heos Marine

© BiotechMarine e Heos Marine

"O objetivo é descobrir os benefícios proporcionados por macroalgas raras ou pouco conhecidas. Nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento desenvolveu métodos exclusivos que possibilitam a cultura de células de macroalgas. Trata-se de uma inovação importante para o segmento de princípios ativos destinados aos cosméticos", explica Erwan Le Gélébart, gerente de projeto P&D da BiotechMarine.

Lançamento do primeiro ingrediente ativo em 2015

Essa tecnologia, inédita no mundo, já começa a dar frutos: a empresa desenvolveu o Ephemer, antioxidante que será apresentado em abril, na próxima edição do salão in-cosmetics, em Barcelona.

© BiotechMarine

© BiotechMarine

O Ephemer é obtido a partir de gametófitos da alga Undaria Pinnatifida. Nessa fase transitória do ciclo de vida, as células da alga apresentam alta concentração de moléculas antioxidantes. Segundo a SEPPIC, "o Ephemer protege a pele durante pelo menos 24 horas, agindo nas mitocôndrias que, temporariamente, passam a produzir menos radicais livres. Após 8 dias, o Ephemer preserva o DNA mitocondrial, que é fundamental para o funcionamento dessas estruturas celulares".