Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

Sephora investe no desejo das brasileiras por maquiagem e expande lojas

Desde sua chegada ao Brasil, a rede francesa de cosméticos Sephora percebeu que o mercado de prestígio no país, antes focado quase exclusivamente em fragrâncias, passou a dar mais atenção a produtos de maquiagem e cuidados com a pele.
A constatação é de Andrea Orcioli, vice-presidente de Marketing e Merchandising da Sephora na América Latina. Conhecida por inovar formatos – que incluem o conceito digital da Sephora Flash, em Paris, e as estações de vídeos tutoriais da recém-inaugurada loja em São Francisco –, a rede de cosméticos aposta em novos endereços no Brasil e em marcas exclusivas para atender o terceiro maior mercado de beleza do mundo.
O Brazil Beauty News conversou com Orcioli sobre os planos da Sephora para o país em 2016.

Andrea Orcioli, vice-presidente de Marketing e Merchandising da Sephora na (...)

Andrea Orcioli, vice-presidente de Marketing e Merchandising da Sephora na América Latina

Brazil Beauty News – Há quantas lojas Sephora no Brasil? Quais são os principais hits de venda?

Andrea Orcioli – Atualmente, temos 22 pontos de venda físicos no país, sendo 17 lojas e cinco pop-up stores, além de atender todo o território brasileiro através de nosso e-commerce. Alguns dos produtos de maior sucesso com o público são a paleta de sombras Naked (Urban Decay), o primer facial POREfessional (Benefit), o batom Rouge Cream (Sephora Collection), a base Ultra HD Invisible Cover (Make Up For Ever) e a Água Revitalizante Eau de Beauté (Caudalie).

Brazil Beauty News – Quais os planos para o país em 2016?

Andrea Orcioli – No fim do ano passado, inauguramos duas lojas em São Paulo e três quiosques, em Porto Alegre, Curitiba e Campinas. Nosso objetivo para 2016 é continuar crescendo, trazer marcas e produtos exclusivos para nossos clientes, além de estar fisicamente em novos lugares. Iniciamos o ano com a inauguração da pop up store no Shopping Tijuca, no Rio de Janeiro, e vamos investir ainda mais nesse formato, que tem dado muito certo. Continuaremos expandindo nosso número de lojas e, ainda este ano, chegaremos ao Rio Grande do Sul.

Brazil Beauty News – O que a Sephora já pôde perceber sobre o comportamento das consumidoras brasileiras?

Andrea Orcioli – No Brasil, encontramos perfis variados de consumidoras. Por isso, treinamos nosso cast para que entenda como cada cliente quer ser tratada. Algumas desejam aprender a se maquiar e a manter uma rotina de cuidados com a pele, outras procuram dicas e há aquelas que já entram na loja sabendo o que querem encontrar. Oferecemos uma experiência completa e a cliente pode experimentar qualquer produto antes de comprar. De maneira geral, o Brasil é um mercado muito rico para o setor de beleza. A mulher brasileira é vaidosa e antenada às tendências. Além disso, vivemos em um país de dimensões continentais e com grande diversidade cultural, o que amplia ainda mais a variedade de gostos.
Um dado interessante é que o mercado de prestígio no Brasil é historicamente baseado em fragrâncias, mas desde a chegada da Sephora, os consumidores vêm comprando muito mais produtos de maquiagem e cuidados com a pele.

Brazil Beauty News – A empresa pensa em desenvolver alguma loja-conceito no Brasil?

Andrea Orcioli – Já temos a nossa flagship store no Shopping Eldorado, em São Paulo. Por ser uma loja maior, é onde testamos os lançamentos e realizamos grandes eventos.

Brazil Beauty News – Quais marcas brasileiras atualmente são vendidas na Sephora?

Andrea Orcioli – Comercializamos em nossas lojas a Feito Brasil, com produtos naturais, para o banho e cuidados com a pele, e a marca de produtos masculinos Dr. Jones. Em nosso site, também estão disponíveis produtos da Duda Molinos, Juliana Paes e Marina Smith by 2beauty.

Brazil Beauty News – Como é a relação do público masculino com a Sephora no Brasil?

Andrea Orcioli – O Brasil é o maior mercado de fragrâncias do mundo, que é uma das categorias fortes da Sephora e muito atrativa para o público masculino. Nosso portfólio inclui marcas exclusivas, como Guerlain e Acqua di Parma, além de produtos de cuidados com a pele específicos para o homem. O público masculino está cada vez mais preocupado em cuidar da aparência e à vontade com essa ideia. Por isso, temos um espaço dedicado aos homens, onde eles circulam, escolhem os produtos que lhes agradam e tiram dúvidas com o cast.

Brazil Beauty News – Existe previsão de chegada do Color IQ no Brasil, considerando a enorme variedade de tons de pele da brasileira?

Andrea Orcioli – Ainda não temos uma data prevista, mas nossos especialistas são treinados para auxiliar o cliente a encontrar, nas lojas, a cor correta de acordo com seu tipo de pele.

Amanda Veloso

Portfólio

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções