Tristan Farabet, General Director and Irène Gosset, Presidente, Groupe...

Tristan Farabet, General Director and Irène Gosset, Presidente, Groupe Pochet

Cerca de 280 milhões de frascos e potes para perfumes e cosméticos de luxo são produzidos a cada ano pela fábrica do Grupo Pochet de Guimerville, situada a alguns quilômetros da histórica manufatura de Courval. Sede de todas as operações de produção e decoração de frascos e potes, a fábrica, construída em 1971, vem sendo inteiramente renovada graças a um plano de investimentos cujo objetivo é transformá-la em uma instalação moderna, equipada com tecnologias de ponta e adaptada às normas ambientais em vigor atualmente.

A reconstrução do forno n° 4, que entrou em operação no início de 2015, representou 15 milhões de euros em investimentos e significou um grande avanço tecnológico para a empresa, gerando uma economia de 45% no consumo de energia.

A unidade de acabamento também está passando por uma cura de rejuvenescimento. Na prática, desde 2016 o Grupo vem investindo nas três unidades de acabamento da Pochet du Courval (Guimerville, Beaugency e Gamaches). O objetivo do plano, que prevê a injeção de mais de 17 milhões de euros em três anos, é que em 2018 o parque industrial se posicione como o mais eficaz de todo o setor. O programa de investimentos contempla a otimização das três unidades, a racionalização dos fluxos, a modernização dos equipamentos (o que inclui a instalação de novas máquinas de alta velocidade) e automação máxima das operações de controle e de carga e descarga, entre outras.

Vale ressaltar que todo o processo de modernização foi estruturado tendo em mente a melhoria das condições de trabalho das equipes e a redução do impacto ambiental, em particular com o cálculo constante da pegada de carbono. Entre 2014 e 2016, a empresa conseguiu diminuir em 45% o consumo de água.

Inovação

A fábrica de Guimerville dispõe também de um setor de pesquisa e inovação, cuja missão é reinventar os produtos do futuro, tanto do ponto de vista estético como funcional. A Pochet, que deseja se posicionar como uma fonte de criatividade e inspiração para seus clientes, trabalha em colaboração com estúdios de tendências, realizando pesquisas para compreender os novos anseios dos consumidores e definir novos hábitos.