O projeto de logística verde da Natura, que utiliza veículos sustentáveis, entre carros elétricos e bicicletas, para entregar produtos da marca em São Paulo (SP), Valinhos (SP), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS), evitou a emissão de 24,7 mil kg de CO2 equivalente [1] na atmosfera. De acordo com a empresa, isso é equivalente a quatro voltas de carro ao redor da Terra. De fato, os carros elétricos emitem nove vezes menos CO2e do que um veículo convencional.

Entrega com veículo elétrico. Foto: Natura

Entrega com veículo elétrico. Foto: Natura

A fabricante de cosméticos foi a primeira empresa na América Latina a usar veículo de carga elétrica em sua operação de entrega. O projeto teve início em outubro de 2014, com os primeiros carros, e ganhou uma nova etapa em junho de 2016, com a adoção de bicicletas.

Esse projeto mostra que é possível o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações em nosso modelo de negócio, que contribuam para reduzir nossos impactos ambientais”, afirma Keyvan Macedo, gerente de sustentabilidade da Natura.

Nos últimos anos, a Natura também ampliou o uso da navegação de cabotagem para a entrega de produtos em seus três centros de distribuição localizados no Norte e no Nordeste. Esse sistema de transporte tem menor impacto ambiental em relação ao modal rodoviário e contribuiu para evitar a emissão de mais de duas mil toneladas de CO2e em 2015.

Em 2014, a Natura assumiu o compromisso público de reduzir em 33% a emissão relativa de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor até 2020, como parte do Programa Carbono Neutro. Todas as emissões que não podem ser evitadas são 100% neutralizadas por meio dos projetos de compensação.