A feira MakeUp in SaoPaulo abrirá suas portas no 8 e 9 dezembro de 2015 no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo © MakeUp in SaoPaulo

De acordo com as últimas previsões, o mercado da beleza deve continuar a crescer ao longo dos próximos quatro anos, mas com mudanças moderadas em comparação com os dados dos últimos anos. Segundo a Mintel, o crescimento médio anual nesse setor, entre 2015 e 2019, será de 10,2%, atingindo 107,30 bilhões R$ em 2019, comparado aos 13% do período 2010/2014.

Os produtos cosméticos terão o maior crescimento em comparação com outros setores, com um aumento de 63% nos próximos quatro anos. A projeção foi feita pela Mintel em dezembro de 2014, mas os recentes ajustes fiscais podem afetar esse resultado.

Testar os produtos!

Consumidores brasileiros são mais propensos a confiar não só em seus parentes, mas também nas diferentes comunidades online para obter informações e feedbacks. Também é importante para eles testar o produto antes de comprá-lo.

De acordo com a Mintel, "14% dos consumidores estão mais propensos a comprar um produto que irão testar. O simples comercial não é mais suficiente".

As amostras, portanto, têm um belo futuro pela frente.

Consumidores « ativos »!

Ainda de acordo com este estudo, os consumidores não querem mais ser consumidores "passivos", eles querem entrar num verdadeiro diálogo com as marcas. Portanto, as marcas devem se posicionar mais como parceiros, fornecendo produtos "transparentes" e consistentes em termos de conteúdo e preço. Os brasileiros estão em busca de autenticidade e querem cada vez mais evitar desperdícios.

Dada a evolução da sociedade brasileira, as marcas começaram a comunicar de forma mais criativa (O’Boticario com seus comerciais que retratam irmãs de famílias reconstituídas na época do Natal, Natura e seu patrocínio controverso do seriado Babylon (representando casais homossexuais).

Finalmente, e não é novidade, a indústria da beleza, especialmente o setor da
maquiagem, continua sendo muito influenciado pela mistura crescente da população e sua diversidade em termos de textura e cor de pele.

Mudança de hábitos de consumo no Brasil será o tema principal da conferência da MakeUp in Sao Paulo: “Marcas brasileiras: expectativas e oportunidades!” do dia 9 de dezembro às 18h

Uma mesa-redonda animada por Vincent Gallon, Brazil Beauty News, com a participação de: Nazish Munchenbach, Diretor de Vendas & Marketing, Granado; Mirele Martinez, Gerente de Marca, Make B, Grupo Boticario; Murilo Reggiani, Sócio-Diretor, Vult Cosmetica; Maria Paula Fonseca, Diretora da Unidade Global de maquiagem e cuidados com a pele, Natura.

Um debate em torno das seguintes questões:

 O que você espera dos fornecedores em termos de inovação (embalagem e formulação)

 Qual é a sua opinião sobre o futuro da maquiagem no Brasil?

 Quais são as principais restrições e oportunidades para fazer negócio no setor dos cosméticos no Brasil?

 Qual é a importância dos ingredientes locais na formulação de produtos de maquiagem e cuidados com a pele no Brasil?

Mais informação: www.makeup-in-saopaulo.com