Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Exportações sustentam as vendas de cosméticos europeus

Segundo dados recentes publicados pela Cosmetics Europe, as exportações de produtos cosméticos da União Europeia cresceram em 2013. Resultado: as vendas da indústria de beleza permaneceram estáveis no continente, apesar da conjuntura econômica difícil e da retração do mercado doméstico, que registrou -0,8%.

Em 2013, as vendas do setor de produtos cosméticos diminuíram na Europa, perdendo 0,8% em relação ao ano anterior. O total das vendas nos 28 Estados membros da União Europeia, somadas às da Noruega e Suíça, representou 72 bilhões de euros em 2013. Na Espanha e na Grécia, as vendas registraram queda de 3,6%; na Itália, o recuo foi de 1,2%, enquanto, na França, foi de 0,4%. Em compensação, o mercado alemão registrou crescimento de 0,6%.

A Alemanha (12,896 bilhões de euros), a França (10,542 bilhões de euros) e a Itália (9,936 bilhões de euros) são os três principais mercados da UE para produtos cosméticos (considerando o preço de venda no varejo).

Todas as categorias do mercado perderam terreno na UE em 2013. A queda foi mais acentuada no segmento de perfumes: -2,3%.

Por outro lado, as exportações para países fora da União Europeia aumentaram consideravelmente, totalizando 16 bilhões de euros em 2013 [1]. Globalmente, o mercado europeu representou cerca de um terço do mercado mundial.

"O ano de 2013 foi decisivo para a Cosmetics Europe", explica Bertil Heerink, diretor-geral da associação. "Mesmo com a morosidade do cenário de negócios, a indústria europeia de cosméticos e cuidados pessoais manteve-se no mesmo nível econômico". O bom vigor das exportações foi uma grata surpresa para os dirigentes europeus, principalmente levando em conta a taxa cambial do euro. "Para nós, isso significa que a qualidade dos cosméticos europeus continua muito valorizada no mundo todo", declarou Bertil Heerink à Brazil Beauty News.

Vincent Gallon

Observações

[1O total das exportações, incluindo operações entre países da UE, representou 36,2 bilhões de euros em 2013.

© 2014 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções