A Lessonia, um dos principais fornecedores de esfoliantes naturais para a indústria de cosméticos, está lançando o Celluloscrub, esfoliante fabricado com matéria-prima inteiramente renovável e biodegradável, desenvolvido para substituir as esferas de polietileno (PE) presentes em produtos cosméticos. O Celluloscrub é composto por celulose modificada, extraída de polpa de madeira.

Enquanto as alternativas habituais – conchas marinhas, sementes, minerais, bambu, arroz, ceras naturais, ácido polilático, celulose microcristalina – tentam, com maior ou menor sucesso, oferecer todas as propriedades das esferas de plástico, a Lessonia anunciou que o Celluloscrub tem características e desempenho idênticos aos das pérolas de PE: a mesma cor branca, a mesma estabilidade, a mesma abrasividade, a mesma capacidade de suspensão, etc.

O Celluloscrub já obteve aprovação no mundo todo, inclusive na China.

Muitos grupos de defesa do meio ambiente manifestaram preocupação diante do uso de microesferas de plástico como ingrediente esfoliante em cosméticos, devido ao impacto potencial desse material sobre o ecossistema marinho. Resultado: vários grandes fabricantes de cosméticos, como Unilever e Lush, afirmaram publicamente sua intenção de eliminar gradativamente o uso de esferas de plástico de seus produtos, e procuram atualmente alternativas que não prejudiquem o meio ambiente.