A Pesquisa e Inovação da L’Oréal Brasil e o IDOR (Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, Rio de Janeiro) assinaram uma colaboração científica na área de engenharia de tecidos e mais especificamente em reconstrução de pele.

Durante mais de 25 anos, a L’Oréal tem se comprometido a desenvolver métodos preditivos para avaliar a eficácia e a segurança de seus ingredientes. “A reconstrução de pele é uma excelente ferramenta para desenvolver métodos preditivos para questões de segurança de produtos,” diz o grupo francês de cosméticos

A L’Oréal já participou da validação de vários destes métodos na Europa - onde os testes em animais são proibidos para produtos cosméticos - e continua a compartilhar estes desenvolvimentos em países onde as regulações estão mudando a favor da criação de alternativas para os testes em animais, como no Brasil.

A disponibilidade destes modelos validados no Brasil no futuro oferecerá uma ferramenta valiosa para a comunidade científica local nas áreas de pesquisa biomédica e avaliação toxicológica,” acrescenta a L’Oréal.

Desde 2012, a L’Oréal e o IDOR - uma instituição sem fins lucrativos, com o objetivo de promover o avanço científico e tecnológico na área da saúde - têm trabalhado juntos para explorar a cultura celular e a biologia de células-tronco e recentemente eles ampliaram o escopo de sua pesquisa para a engenharia de tecidos e a reconstrução de pele humana. "A nossa colaboração científica, especialmente com o Prof. Stevens Rehen, ilustra o nosso compromisso com a avaliação preditiva. Esta parceria abrirá novas possibilidades em engenharia de tecidos, para combinar tecidos em 3D com a tecnologia micro-fluídica. Isto porque o IDOR tem as habilidades e os equipamentos necessários para ajudar o nosso centro de pesquisa brasileiro nesta área", acrescenta Blaise Didillon, Diretor de Pesquisa & Inovação na L’Oréal Brasil.

O Dr. Jorge Moll Neto, Presidente do IDOR, disse estar convencido de que "esta parceria com a L’Oréal levará a grandes desenvolvimentos no Brasil em áreas estratégicas como a medicina regenerativa e a biologia de tecidos humanos."

Mais informação:

- Da inocuidade à eficácia: métodos in vitro se tornaram indispensáveis à indústria de cosméticos
- Novos testes baseados em células podem oferecer uma alternativa às experiências com animais