Daniel Zanetti, show manager da in-cosmetics Brasil

Daniel Zanetti, show manager da in-cosmetics Brasil

Entre as novidades, estão o Formulation Display, uma área da Innovation Zone em que as matérias-primas serão expostas lado a lado com os produtos finais, possibilitando que o visitante não apenas conheça o ingrediente, mas experimente a formulação. O programa educacional também foi expandido e contará com mais de 45 horas de conteúdo técnico dividido em três áreas: Innovation Seminars e Workshops, direcionados para profissionais de P&D, e Marketing Seminars, que trazem informações sobre as últimas tendências, estatísticas, inovações e dados do mercado.

Em entrevista exclusiva para o Brazil Beauty News, Daniel Zanetti, show manager da in-cosmetics Brasil, fala sobre a importância do mercado brasileiro para a indústria mundial de ingredientes e as oportunidades disponíveis para empresas interessadas em investir no país.

Brazil Beauty News - A in-cosmetics é um dos principais eventos de ingredientes para produtos de cuidados pessoais do mundo. Como você avalia a estreia da edição brasileira, em 2014?

Daniel Zanetti - A primeira edição do evento superou nossas expectativas, tanto pela adesão das empresas quanto pela visitação. Tivemos 11% de visitantes vindos de fora do Brasil, como consequência de nossa forte estratégia de comunicação, parcerias e do trabalho de divulgação que realizamos através de road shows pela América Latina. Os visitantes ficaram extremamente satisfeitos com a variedade de empresas participantes (192 no total), das quais 60% são internacionais, provenientes de 20 países, e interessadas em conhecer e aproveitar o alto potencial do mercado brasileiro e latino-americano.

Brazil Beauty News - Qual será o foco da in-cosmetics Brasil em 2015?

Daniel Zanetti - O foco continua sendo nas matérias-primas, nos profissionais de P&D e formuladores, que precisam estar sempre “antenados” nas novidades mundiais. Por isso, continuamos com uma presença internacional muito forte e expandimos o conteúdo educacional com o lançamento das sessões de Marketing Trends, o Sensorial Workshop e a ampliação dos Innovation Seminars. Mantivemos o formato do Workshop coordenado pelo ITEHPEC (Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e dobramos o número de produtos que serão expostos na Innovation Zone para que os profissionais do Brasil e da América Latina não precisem viajar para fora para ter acesso ao que existe de mais novo na indústria mundial. Não teremos setores ligados à manufatura ou a outros segmentos da cadeia produtiva. Continuamos e continuaremos fiéis ao nosso DNA, que é o foco em matérias-primas.

Brazil Beauty News - Qual é o impacto estimado de áreas como a Innovation Zone e a Fragrance Trail na geração de leads?

Daniel Zanetti - A Innovation Zone é uma das áreas mais visitadas nas edições da in-cosmetics fora do Brasil e ela dobrará de tamanho em 2015. Em parceria com a Mintel, traremos para o evento uma seleção de produtos finais cuidadosamente escolhidos com base em critérios como inovação e funcionalidade. Já a Fragrance Trail será uma trilha de empresas de fragrâncias e essências que levará o visitante que quer se aprofundar no tema à localização de cada uma delas no mapa. Da mesma forma, criamos a Testing and Regulation Trail, que destaca as empresas que prestam serviços de testes comprobatórios e regulamentação setorial.

Brazil Beauty News - A in-cosmetics Brasil prioriza uma abordagem internacional em termos de expositores, visitantes e seminários. Qual é a importância do mercado brasileiro para os maiores fabricantes de ingredientes do mundo?

Daniel Zanetti - Mesmo com a desaceleração no crescimento da economia brasileira e a desvalorização do real frente ao dólar, as empresas internacionais enxergam a enorme oportunidade que existe no país e na América Latina. As crises são passageiras e o setor seguirá crescendo. O Brasil é terceiro maior mercado do mundo, representando 9,4% do total global. O mercado latino-americano corresponde a 17,5% do consumo mundial, ou seja, US$ 81,5 bilhões. Muitas grandes marcas internacionais já possuem escritórios no Brasil, mas as menores aproveitam essa oportunidade para conhecer distribuidores, testar o mercado latino-americano e iniciar novos negócios.

Brazil Beauty News - Quais são as principais tendências observadas na indústria de ingredientes para cosméticos e produtos de higiene pessoal?

Daniel Zanetti - O tema sensorial foi bastante marcante na in-cosmetics Barcelona e essa tendência foi confirmada em outros eventos dos quais participamos. Produtos que possuem ingredientes naturais também têm despertado bastante interesse nos mercados globais. No Brasil, temos muitas matérias-primas com esse apelo, mas também existem outros países com uma grande variedade de ingredientes interessantes que estarão presentes na feira.

Brazil Beauty News - Como você enxerga as oportunidades para empresas que pensam em investir na América Latina?

Daniel Zanetti - A in-cosmetics Brasil permite que as empresas internacionais tenham acesso ao mercado latino-americano e encontrem profissionais de diversos países que atendam as suas principais necessidades. Por ser um encontro interativo, os fabricantes podem testar a aceitação de seus produtos e receber feedback em tempo real. Isso possibilita que elas façam adaptações mais acertadas, permitindo uma penetração mais rápida e bem-sucedida no mercado de destino.