Amaury de Menthière, presidente da Geka

Amaury de Menthière, presidente da Geka

Premium Beauty News - Satisfeito com 2015 e otimista para 2016?

Amaury de Menthière - Perfeitamente! Após a aquisição das operações da empresa Oeka, estamos numa fase importante de consolidação, como vocês podem imaginar. Entre as decisões mais importantes, a fábrica de Bamberg não somente continuará funcionando, como também decidimos transferir para lá todas as operações de lacagem e metalização, que antes eram executadas em Korbussen, no leste da Alemanha. Com a transferência, pretendemos duplicar a capacidade dessas linhas. Para dar respaldo aos projetos de crescimento, a empresa planeja investimentos industriais consideráveis.

Sem esquecer que 2015 foi também o ano em que tiveram início as operações da nossa unidade de produção no Brasil, onde fabricamos os recipientes para rímel, que depois são decorados por nós. Quanto à produção de escovas, continua sendo feita na Alemanha. Em 2016, queremos aumentar a capacidade de produção da fábrica brasileira.

Premium Beauty News - O senhor vem dando destaque à diversificação do Grupo, que agora atende também ao setor de saúde. Trata-se de uma oportunidade estratégica?

Amaury de Menthière - Sim, efetivamente, nossa motivação é estratégica. Mas, olhando bem, não estamos nos distanciando do know-how inicial da Geka ou da Oeka, pois ambas já vinham investindo nessa direção. A empresa conta agora com uma divisão Healthcare que vai desenvolver aplicadores específicos para o setor de saúde e estamos apostando no seu sucesso. Um primeiro passo já foi dado: acabamos de firmar uma série de acordos com empresas parceiras, como a Rommelag e a Neopac.

Premium Beauty News - E o que é exatamente a estratégia que a empresa vem chamando de "TGV"?

Amaury de Menthière - Nosso setor de atividades está em constante evolução. Precisamos agir rápido, por isso adotamos a sigla TGV, que remete à imagem do trem-bala na Europa (Trem de Grande Velocidade). No âmbito da empresa, o "T" significa Transversalidade, ou seja, o fato de atuarmos tanto no setor de beleza como no de saúde e de acessórios. O "G" representa a Globalização, muito bem ilustrada com a presença comercial da empresa em todos os continentes e suas implantações industriais no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Por fim, o "V" significa Verticalidade, ou seja, a determinação de operar toda a cadeia de produção. O rímel é um bom exemplo: fabricamos integralmente o produto, desde o tubo até a fibra com que são produzidas as escovas, passando pelo envase e até a criação de nossas próprias fórmulas, se for o caso. Vale ressaltar que, nos Estados Unidos, acabamos de aumentar a capacidade de produção das máquinas de injeção e injeção-sopro, além de termos reforçado as equipes comerciais, em particular com a abertura de um escritório na costa Oeste do país. Para completar, inauguramos recentemente dois escritórios na Ásia, mais exatamente na China – um em Xangai e o outro em Hong Kong.