Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Regulamentação

EUA pretendem definir limite máximo para a concentração de chumbo em produtos para os lábios

A FDA (Food and Drug Administration) acaba de publicar um projeto de recomendação [1] que pretende limitar a 10 ppm o nível de chumbo em cosméticos para os lábios (batom, gloss e lápis), bem como em todos os outros produtos cosméticos para uso externo [2].

Com base em estudos de exposição, a FDA concluiu que a fixação de um limite máximo de 10 ppm poderia garantir que os produtos não representam risco para a saúde. No entanto, como o chumbo é um elemento químico cuja toxicidade para o homem já foi amplamente documentada, a agência americana insiste para que a indústria de cosméticos, "sempre que possível, utilize, ou continue a utilizar, técnicas de fabricação que limitem a concentração de chumbo a níveis inferiores a 10 ppm".

Na prática, o chumbo pode estar presente em alguns cosméticos na forma de impureza, em concentrações extremamente baixas. Os estudos realizados pela FDA indicam que a concentração de chumbo na grande maioria de produtos para os lábios e cosméticos para uso externo é bem inferior a 10 ppm, nível considerado sem risco para a saúde humana. Porém, como explica a FDA, "um pequeno número de produtos disponíveis no mercado" apresenta um nível de chumbo superior. A agência ressalta que esse tipo de limite legal já está em vigor em alguns mercados, como Canadá e União Europeia.

Segundo a FDA, a implementação dessa medida não deve constituir problema para os fabricantes, que já costumam selecionar rigorosamente seus ingredientes e adotar boas práticas de fabricação, apoiando a agência em sua cruzada para reduzir a exposição dos consumidores ao chumbo. A FDA "informa os novos fabricantes que estão chegando ao mercado e incentiva a indústria como um todo a manter ou melhorar as boas práticas que permitem limitar voluntariamente os resíduos de chumbo".

O período de comentários sobre o projeto foi aberto em 22 de dezembro de 2016. Para que a FDA possa levá-los em conta antes que tenha início a redação da versão final do texto, os comentários devem ser enviados por e-mail ou pelo correio antes de 21 de fevereiro de 2017.

Para enviar comentários à FDA:

- por e-mail:

http://www.regulations.gov

(referência FDA-2014-D-2275)

- pelo correio

Division of Dockets Management (HFA-305)
Food and Drug Administration
5630 Fishers Lane, rm. 1061
Rockville, MD 20852, USA

(referência FDA-2014-D-2275)

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Cosmetics Inspiration & Creation
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Conquistando cada vez mais espaço nos últimos anos, o poder das pedras é novamente a tendência da vez, alimentada pela busca de vitalidade, bem-estar e plenitude. Essa busca vai muito além da noção de bem-estar físico ou psíquico. Sem dúvida, a tendência se intensificou por ter encontrado na sociedade hiperconectada um terreno fértil, onde (...)

+ informações

Seções